Alimento querido pelos brasileiros, o pão é tão difundido que praticamente toda cultura tem a sua versão e um método próprio de panificação. Mas você conhece as características do semi-italiano?
O pão semi-italiano é um pão que não tem a aparência rústica, típica de um pão italiano. Os semi-italianos têm casquinhas bem crocantes, miolos muito macios, além de sabor e aroma inigualáveis, que podem ser apreciados com diferentes tipos de recheios.
O semi-italiano é um delicioso pão servido, frequentemente, recheado, tipo sanduíche. Mas você pode comê-lo sem recheio, como um acompanhamento ou até mesmo com manteiga, apenas.
Como servir um semi-italiano?
Riquíssimo em sabores, aromas e texturas, o semi-italiano com suas tradicionais características (casca fina, crocante e um miolo úmido e aberto, com vários buraquinhos) pode ser servido de inúmeras formas. Veja algumas opções!
Na substituição do pão de hambúrguer
Com um sabor bem mais marcante, o semi-italiano oferece novas texturas e aromas ao hambúrguer. Para preparar, basta substituir o tradicional pão de hambúrguer pelo semi-italiano cortado ao meio e selado em uma chapa com manteiga.
Monte o lanche assim como o método convencional: molhos (maionese temperada e ketchup, por exemplo), bife de hambúrguer de carne ou vegetariano, queijo, salada e demais acompanhamentos, como cebolas caramelizadas e picles.
Na elaboração de sanduíches
Além de ser utilizado em hambúrgueres, esse pãozinho também fica incrível na elaboração de outros tipos de sanduíches. Semi-italiano com frango, salmão defumado, embutidos (como peito de peru, parma, salaminho e copa lombo), saladas, queijos e rosbife são algumas sugestões.
Como aperitivos e entradas
Cortar o semi-italiano em fatias, torrá-las levemente e servi-las como aperitivos também é uma ideia. Utilize patês (de ervas, de frango, de alcaparras e de tomate seco, por exemplo) e azeite aromatizados para oferecer ainda mais sabor ao aperitivo.
Já para transformar em entradas, é válido usá-las como base de bruschettas. Por cima, é possível colocar caponatas, tomate, alho e manjericão (tradicional bruschetta), brie com geleia de damasco, parma com figos e mel e gorgonzola com fatias de pera.
Como acompanhamento
Por fim, mais uma sugestão é cortar o semi-italiano em fatias para acompanhar sopas, cremes, caldos, vegetais cozidos ou ensopados de carne, por exemplo. O pão entra como um carboidrato e, por isso, é uma ótima opção para substituir os convencionais acompanhamentos, como arroz e batata.
Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre o delicioso pão semi-italiano, que tal aproveitar a sua versatilidade. Não se esqueça de que é um pão extremamente saboroso, rico em aromas e textura!
Dicas
* Se não consumir todos os pães, congele e então fatie e faça deliciosas torradas.
* Experimente Vinagrete no Pão Semi-Italiano.
Na Padaria Ituverava, além do Pão Semi-Italiano puro e o recheado com queijo e presunto, você encontra uma grande variedade de pães: Pão Francês | Pão Australiano | Pão Doce | Pão de Rabanada | Pão de Batata e muitos outros!