Dia do Sorvete – 23 de Setembro

23/09/2022
| Colunista: , Luiz Macedo
|
Assunto: , Alimentação & Bebidas, Culinária & Gastronomia, Datas Comemorativas

A comemoração do dia do sorvete no Brasil foi criada na data que coincide com o início da primavera. Criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), a celebração tornou-se uma forma de celebrar essa delícia. PARABÉNS!

ItuveravaPadaria20220923Que tal comemorar na Padaria Ituverava?
Estamos te esperando!

Em que ano o sorvete chegou no Brasil?
No Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada que vinha ganhando o mundo. Em 1834, o navio americano Madagascar, vindo de Boston, aportou na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos. O objetivo: fazer sorvete, claro! Os blocos de gelo foram armazenados com serragem em depósitos subterrâneos e conservados por aproximadamente cinco meses.

Como naquela época não havia como conservar o sorvete depois de pronto, as sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo, causando alvoroço na cidade. Até as mulheres, que então eram proibidas de entrar em bares, cafés e confeitarias, resolveram quebrar o protocolo e fizeram fila para experimentar a novidade.

O sorvete começou a ser distribuído em escala industrial no país em 1941, quando nos galpões alugadas da falida fábrica de sorvetes Gato Preto, no Rio de Janeiro, instalou-se a U.S. Harkson do Brasil, a primeira indústria brasileira de sorvete. Seu primeiro lançamento em 1942 foi o Eskibon, seguido pelo Chicabon. Dezoito anos depois, a Harkson mudou o seu nome para Kibon.

Os anos se passaram e o sorvete caiu mesmo no gosto do brasileiro
O consumo de sorvete no Brasil ainda é pequeno comparado com o de outros países, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete (Abis). A Nova Zelândia é o país que mais consome o produto: 28,3 litros por ano, por pessoa. Nos Estados Unidos, são 20,8 litros. No Brasil, que tem clima mais quente, a média por pessoa é de 5,4 litros por ano.

“Se tá chovendo, ventou um pouquinho, a pessoa já diz: não vou tomar sorvete porque eu vou ficar gripado. Mas você nunca vai ter uma gripe por causa do sorvete. São problemas culturais”, afirma Eduardo Weisberg, presidente da Abis.

Qual o sabor de sorvete mais vendido no mundo?
O sorvete de chocolate é o mais tradicional dos sabores e também o mais consumido no mundo (28,8% da população) de acordo com dados do Euromonitor. E não é pra menos. Você já viu alguém triste tomando sorvete de chocolate?

Além de ser altamente energético, ele contém uma substância chamada feniletinamina, que é capaz de diminuir o cansaço. O sorvete de chocolate ainda estimula a produção de hormônios na área das emoções semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados, ajudando a combater a depressão, a hipertensão e até o estresse.

O sorvete é um alimento nutritivo que contém proteínas, vitaminas, além de outros minerais essenciais a uma nutrição balanceada, podendo ser consumido o ano todo, pois é um alimento completo.

ItuveravaPadaria20220923RabanadaVenha saborear esta delícia na Padaria Ituverava e adoce sua vida
Tradição e Doçura desde 1960

Você já experimentou Rabanada com Sorvete?

+Doces
+Padaria Ituverava

Voltar Próximo artigo