A História do Trigo

02/07/2019
| Colunista: , Luiz Macedo
|
Assunto: , Alimentação & Bebidas, História

O trigo é uma gramínea cultivada em todo o mundo. Mundialmente, é a segunda maior cultura de cereais, sendo a primeira o arroz e a terceira o milho. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão.
O trigo está presente no pão, no bolo, no macarrão, na pizza e em muitos outros alimentos. É um das culturas agrícolas mais populares do mundo

ItuveravaP20190702A

Origem
A origem do trigo é bastante remota. O homem cultiva o Triticum vulgare, pelo menos, há seis mil anos, no início, triturando-o entre pedras rústicas, para aproveitar a farinha. Foram encontrados grãos de trigo nos jazigos de múmias do Egito, nas ruínas das habitações lacustres da Suíça e nos tijolos da pirâmide de Dashur, cuja construção data de mais de três mil anos a.C.

A origem do precioso grão mistura-se com as lendas de quase todas as religiões: os egípcios atribuíam o seu aparecimento à Deusa Isis; os fenícios à Dagon; os hindus à Brama; os árabes à São Miguel; os cristãos à Deus.

O uso do pão branco, de massa fermentada, é atribuído aos egípcios, 20 a 30 séculos a.C. Com o passar dos tempos, a técnica de fabricação foi aperfeiçoada, permitindo controlar melhor a fermentação.

O Trigo no Brasil
O trigo chegou ao Brasil em 1534, trazido por Martim Afonso de Souza, que desembarcou na capitania de São Vicente. O clima quente dificultou a expansão da cultura. Cartas dos colonizadores registram a falta do trigo e reclamam dos pães preparados com farinha de mandioca.

Foi só na segunda metade do Século XVIII que a cultura do trigo começou a se desenvolver no Rio Grande do Sul, mas, no começo do Século XIX, a ferrugem dizimou os trigais. O plantio só foi retomado nos anos 20 do século passado. A partir da década de 40, as plantações de trigo começaram a expandir no Rio Grande do Sul e no Paraná, que se transformou no principal estado produtor no Brasil.

Pesquisas com sementes permitiram aumentar a área plantada e o rendimento da cultura, mas o país ainda está longe de ser autossuficiente na produção de trigo. Em 2017, o Brasil produziu cerca de 6 milhões de toneladas e importou cerca de 4 milhões de toneladas, a grande maioria da Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai.

Características Nutricionais do Trigo
O trigo é um alimento extremamente importante para a nossa saúde no aspecto nutricional. Além de ser uma importante fonte de energia para o organismo, por ser um carboidrato, o trigo é um alimento rico em vitaminas e minerais essenciais para vida humana, como as vitaminas do complexo B, o potássio, o fósforo e o magnésio.

Outra característica nutricional interessante do trigo é a sua alta concentração de fibras alimentares, que auxiliam na regulação da atividade intestinal, no controle da glicemia e do volume de gordura no sangue, além de atuar também no aumento da sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite.

A Farinha de Trigo
O grão de trigo chega aos moinhos com algumas impurezas, como palha, galhos, folhas e sementes de outros grãos e passa por sofisticados processos de purificação tanto no momento da recepção quanto no processo de moagem.

Após a primeira purificação e classificação por tamanho, o grão recebe água e passa por um período de descanso. O objetivo é deixar o farelo mais flexível, o tempo e a quantidade de água variam de acordo com a dureza do grão.

Os grãos são então triturados em várias fases, ou seja, passam por um conjunto de rolos e por sistemas de peneiras onde os grânulos de trigo são separados do farelo.

São transportados para outros rolos que extraem os menores fragmentos e transferidos para purificadores. O sistema de purificação limpa a farinha proveniente da trituração, por meio de peneiras que aspiram o ar e retiram qualquer farelo fino presente.

A farinha já limpa vai para o sistema de redução, onde rolos lisos a transformam em um pó superfino.

Curiosidades
* O trigo é uma gramínea da família Poaceae, da qual fazem parte a aveia, a cevada, o centeio e o arroz. Acredite se quiser, mas tanto o trigo quanto o arroz são parentes da grama (essa mesma que você costuma ver em jardins).

ItuveravaP20190702

* Alguns especialistas contaram cerca de 12 mil variedades de trigo, mas outros vão além. Segundo eles, existem 30 mil variedades.

* A cultura agrícola do trigo é a segunda maior do mundo, atrás apenas do milho.

* Os maiores produtores de trigo do mundo são: China, Índia, Estados Unidos, Rússia e França. O Brasil importa 40% do trigo que consome.

* O trigo é o segundo tipo de alimento mais consumido no mundo, perdendo apenas para o leite e seus derivados (queijos, iogurtes etc.).

* O país com maior índice per capita de consumo de trigo do mundo é a Bulgária.

* Cerca de 50% do trigo consumido no Brasil é usado na fabricação de pães.

* Outro produto derivado do trigo é a pizza. As pizzas de antigamente eram quadradas e comidas como um sanduíche. Os primeiros a acrescentarem molho de tomate e orégano à massa foram os napolitanos. Aliás, foi em Nápoles que nasceu a primeira pizza redonda de que se tem notícia: a Margherita.

* Tudo indica que os criadores da pizza foram mesmo os italianos. Mas existem inúmeras hipóteses para explicar a chegada de alimentos semelhantes na península italiana. Uma delas relata que foram os egípcios os criadores da pizza primordial, outra dá os créditos aos gregos, enquanto uma terceira credita a invenção aos fenícios. A mais verossímil, no entanto, é a quarta hipótese que argumenta que o ancestral da pizza foi o pão turco, levado pelos italianos ao porto de Nápoles durante as Cruzadas.

* Outro produto do trigo é o espaguete (nosso conhecido macarrão). A origem do espaguete é mais antiga do que se imagina. Ele teria surgido na China há cerca de quatro mil anos e chegado à Europa através dos árabes.

* Você sabia que existem em todo o mundo mais mil tipos de macarrão?

* Algumas pessoas são alérgicas ao glúten, uma espécie de proteína presente no trigo e em outros tipos de cereais e tubérculos.

* Você sabia que existe um tipo de cerveja produzida com o malte do trigo? Chamada de weissbier, ela foi chegou a ser produzida no Brasil com a marca Bohemia.

* Considerado um dos alimentos mais importantes da dieta humana, o trigo é rico em carboidratos e vitamina B.

* O trigo para quibe é o trigo comum triturado grosso e torrado. É usado no preparo de tortas, tabule e, claro, quibe.

* O gérmen de trigo é parte nobre do grão do trigo (o seu embrião, a parte germinativa da planta). É largamente utilizado como suplemento alimentar.

* Mais sobre o gérmen de trigo: ele é largamente consumido como óleo. O óleo de gérmen de trigo é comercializado em cápsulas e considerado uma importante fonte de vitamina E.

O farelo de trigo é a parte externa do grão (a película). É consumido para eliminar as toxinas do organismo e ajudar no bom funcionamento do intestino e reto.

* Que a uva e o trigo são símbolos religiosos católicos todos sabem? Mas o que representam? Fácil: a uva representa o vinho (o sangue de Cristo) e o trigo, o pão (o corpo de Cristo).

* O joio é uma planta da mesma família Poaceae e é também chamado de falso trigo. Se for colhido e processado junto do trigo, pode comprometer a qualidade do produto. É por isso que devemos “separar o joio do trigo”.

Voltar Próximo artigo