Tubarão – Uma das criaturas mais antigas do planeta

20/10/2020 |
Assunto: , Animais & Veterinária

Quando ouvimos a palavra tubarão, imediatamente pensamos em “Tubarão – o filme de 1975”
e imaginamos uma enorme criatura de 12 metros com 150 dentes

Embora possa ser assustador pensar nisso, contanto que você evite águas infestadas de tubarões, é improvável que você encontre essas criaturas. Felizmente, você não precisa olhar nos olhos de um tubarão para saber que, além de sua ferocidade assumida, eles são predadores extremamente fascinantes.

Sua evolução os equipou com um grande número de características únicas e estranhos superpoderes que garantiram sua sobrevivência por incontáveis milênios. Daremos um mergulho rápido em algumas das coisas que tornam os tubarões as criaturas da água estranhamente cativantes que são.

Existem atualmente 512 espécies de tubarões descritas e 23 não descritas, embora novas espécies ainda estejam sendo descobertas e estudadas. O mais antigo vestígio de tubarões de acordo com evidências fósseis apareceu aproximadamente 450 milhões de anos atrás, tornando-os uma das famílias de espécies mais antigas que já habitaram nosso mundo.

Tubarões são todos dentes
TudoPorEmail20201020DenteA maioria das espécies de tubarões pode ter até 15 séries de dentes em suas mandíbulas, que são as mandíbulas mais poderosas do planeta.

Ao longo de sua vida, um tubarão pode ter quase 50.000 dentes e, no caso de tubarões maiores, ainda mais.

De acordo com especialistas, há mais de um trilhão de dentes de tubarão caídos espalhados por todo o fundo do oceano.

Alguns tubarões têm hábitos reprodutivos estranhos

Sabe-se que os embriões de muitas espécies de tubarões lutam entre si durante a gestação. A ninhada média pode conter entre 20 e 150 tubarões bebê. Uma espécie particularmente única de tubarão, os cação-espinhoso são ovovivíparos, o que significa que eles têm embriões que crescem dentro de ovos em seus úteros. Eles podem ter um período de gestação de até 2 anos.

Os tubarões tendem a ser noctívagos
TudoPorEmail20201020NotivagoA maioria das evidências comportamentais mostra que os tubarões geralmente preferem dormir durante o dia e caçar à noite.

Embora sejam animais tipicamente solitários que vivem e caçam sozinhos, outros tubarões são frequentemente atraídos pelo cheiro de presas e se juntam à caça na esperança de conseguir uma mordida.

Tubarões não pertencem apenas ao oceano

Existem muitas espécies de tubarões que não vivem nos oceanos, mas em lagos e rios. Esses tubarões de água doce pertencem a dois grupos principais: o tubarão-touro, encontrado em rios tropicais em todo o mundo, e o tubarão do rio, encontrado nas regiões de água doce da Austrália e da Ásia.

Tubarões-martelo têm uma visão surpreendentemente boa
TudoPorEmail20201020MarteloEmbora a colocação dos olhos nas laterais da cabeça possa fazer você pensar que seu campo de visão é limitado, na verdade cada olho tem cerca de 180 graus de visão. Os tubarões-martelo também podem girar seus olhos e girar suas cabeças para melhorar rapidamente sua visão estereoscópica e ver 360 graus ao seu redor.

Além de sua incrível visão de 360 graus, os tubarões-martelo também têm cerca de 3.000 poros ampulares em suas cabeças. Esses poros são eletrorreceptores, projetados para captar campos elétricos através do oceano de longo alcance dentro de determinada área. Isso os ajuda a detectar animais que se aproximam, tanto presas quanto predadores.

O Grande Tubarão Branco não é o único com uma mordida assustadora

Como a mordida de um tubarão branco é 4 vezes mais forte do que a de um leão, você pode pensar que é a mais mortal, mas essa honra na verdade vai para o tubarão-touro. Diz-se que a força da mordida de um tubarão-touro é equivalente à de um urso-cinzento. A mais poderosa mordida de tubarão já registrada, no entanto, veio de um tubarão mako.

Não julgue um tubarão pelo tamanho
TudoPorEmail20201020TamanhoTemos a tendência de ver os tubarões como criaturas enormes, imponentes e temíveis, mas o tamanho dos tubarões pode ser muito variado.

O maior tubarão é o tubarão-baleia, que pode ter entre 6 e 12 metros de comprimento.

O menor tubarão é um peixe chamado tubarão-lanterna anão, que é apenas um pouco maior do que o comprimento de uma mão humana.

Nem todos os tubarões são como o de JAWS

Apesar do medo e do pânico comumente associados a esses enormes nadadores de dentes fortes, a maioria das espécies de tubarões não tem interesse em humanos como presas. Menos de 40 das 500 espécies conhecidas de tubarões foram associadas a ataques a humanos. O maior tubarão, o tubarão-baleia, é conhecido por interagir e brincar com os humanos, embora seu tamanho represente uma variedade de outras ameaças.

Fonte: TudoPorEmail

+Animais & Veterinária

Voltar Próximo artigo