Alvin Toffler (Nova Iorque, 4 de outubro de 1928 – Los Angeles, 27 de junho de 2016) foi um escritor e futurista norte-americano, doutorado em Letras, Leis e Ciência, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.
Os seus primeiros trabalhos deram enfoque à tecnologia e seu impacto, através de efeitos como a sobrecarga de informação. Mais tarde centrou-se em examinar a reação da sociedade e as mudanças que esta sofre. Os seus últimos trabalhos bordaram o estudo do poder crescente do armamento militar do século XXI, as armas e a proliferação da tecnologia e o capitalismo. Foi casado com Heidi Toffler, também uma escritora futurista.
O Choque do futuro foi seu primeiro livro, e um sucesso editorial, mas Alvin Toffler se tornou conhecido do grande público por sua obra A Terceira Vaga (no Brasil editado como a Terceira Onda, do inglês The Third Wave) de 1980, na qual descreve a evolução da sociedade humana, desde o tempo do predomínio das atividades agrícolas, passando pela fase industrial, até a era pós industrial, a era da informação.
A expressão Terceira Onda foi amplamente adotada e passou a estar presente no cotidiano da mídia, do meio acadêmico e empresarial. Alvin Toffler se tornou uma referência sobre assuntos contemporâneos, e as perspectivas de seu desenvolvimento, em um futuro mais ou menos remoto. O modo, enfim, como a sociedade experimentará os efeitos dessas mudanças em termos políticos, econômicos e nos demais aspectos da vida social.
Frases
* Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém.
* A pergunta certa é geralmente mais importante do que a resposta certa à pergunta errada.
* O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros.
* Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas.
* Você tem que pensar nas coisas grandes enquanto faz as pequenas, pois assim estas irão conduzi-lo à direção certa.
* Quanto maior é a rapidez de transformação de uma sociedade, mais temporárias são as necessidades individuais. Essas flutuações tornam ainda mais acelerado o senso de turbilhão da sociedade.
* A solidão é agora tão difundida que se tornou paradoxalmente uma experiência compartilhada.
* O conhecimento é a fonte mais democrática de poder.
* Sem o tempo a mudança não tem significado. E, sem a mudança, o tempo pararia.
* A tecnologia se alimenta dela própria. A tecnologia possibilita mais tecnologia.
* Uma das definições de sanidade é a capacidade de diferenciar o real do irreal. Em breve precisaremos de uma nova definição.
* A mudança não é meramente necessária à vida, ela é a vida.
* A informação é uma substituta para o tempo, o espaço, o capital e o trabalho.