ENTREVISTA: Aleksandra Bartsch – Doutora em Gestão da Inovação Tecnológica

06/03/2021 |
Assunto: , Imóveis, Treinamento

Agora, mais do que nunca, o digital ganha espaço. Até para aqueles que relutavam
em aderir às redes sociais e às mídias digitais

CreciRJ20210306

Aleksandra Sliwowska Bartsch é Economista (UFF), especialista em Docência para a Graduação Tecnológica (SENAC), mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ) e doutora em Gestão da Inovação Tecnológica (UFRJ).

Desde 1998, atua como docente em instituições como UNILASALLE, IBMEC, UFRJ, SENAC, AVM, Unyleya e UCB, em cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Logística, Relações Internacionais, Marketing, Hotelaria, Gestão Empresarial e Private Banking nas modalidades presencial e à distância.

Nessa entrevista, Aleksandra indica meios para o corretor se manter ativo na pandemia e trabalhar de forma segura.

1 – Como as negociações imobiliárias e a prestação de serviços no geral podem ser afetadas pelo momento atual de pandemia?

Agora, mais do que nunca, o digital ganha espaço. Até para aqueles que relutavam em aderir às redes sociais e às mídias digitais. Em tempos de isolamento, passam a ser a principal forma de comunicação com os clientes. Claro que nada substitui uma visita presencial, mas este momento faz com que muitos clientes, antes reativos ao digital, passem a interagir desta forma e a compreender seu papel no dia a dia. Além disso, é importante o corretor ter em mente que o isolamento é apenas físico e não deve existir digitalmente.

2 – De que maneira será possível garantir mais segurança para os clientes?

Utilizando as diferentes plataformas digitais a fim de realizar uma primeira visita virtual ao imóvel, bem como reuniões de negociação. No chamado novo normal, cuidados como máximo de distanciamento, uso de álcool em gel, além de máscaras protetoras serão as medidas protetivas necessárias ao momento. Será importante ao corretor portar estes itens no caso de esquecimento por parte do cliente.
Outro ponto que deve ser enfatizado é que o corretor chegue um pouco antes e verifique as condições do imóvel que será visitado pelo cliente, procurando arejar o local na medida do possível.

3 – O que os corretores podem fazer para continuar trabalhando sem oferecer riscos aos seus clientes?

Neste momento, sugiro focar em aplicativos de mensagens instantâneas e nas redes sociais. Realizar uma primeira visita com o apoio de plataformas de reuniões instantâneas que possam mostrar os imóveis aos clientes, evitando um primeiro contato presencial.

4 – Como os profissionais devem se prevenir para não perder clientes neste momento?

Inicialmente, sugiro manter contato virtual com seus clientes e apresentar propostas de imóveis de acordo com o novo perfil de seu cliente, haja vista que dificuldades financeiras surgiram para todos na atualidade, o que trouxe redução da liquidez e maior disponibilidade de negociação com imóveis. Além disso, em isolamento deve prevalecer o princípio da empatia que demonstra que a relação perpassa o comercial para se transformar em uma parceria.

5 – Como estratégias de marketing podem ajudar o corretor a se manter relevante durante a pandemia?

Sugiro enfatizar o marketing pessoal, não esquecendo de si mesmo e ocupando seu tempo com novas aprendizagens de ferramentas que poderão ser úteis durante a pandemia e futuramente. Além disso, procurar atualizar-se com as tendências de mercado, como, por exemplo, novos nichos que emergirão a partir do trabalho em casa (home-office). Mostrar muito mais que apenas o imóvel, seu entorno e as vantagens de se residir no local que está sendo apresentado.
Outra ação bastante importante é estreitar o contato com clientes que realizaram transações imobiliárias com o corretor no último ano e que podem gerar novas indicações de clientes.

6 – Como ficará a relação do cliente e corretor daqui para frente?

Acredito que será muito mais digital, certamente. Então é preciso focar em fotos melhores, imagens em 3D, realidade aumentada, videochamadas e inserção de mobiliário online.

7 – O que o corretor deve saber para conseguir garantir confiança e segurança ao cliente em sua abordagem online?

É interessante que o corretor tenha conhecimento sobre diferentes formas de financiamento imobiliário, em diferentes instituições, bem como conheça também a Lei do Inquilinato. Noções de mercado financeiro também são bem-vindas. Além disso, o domínio de ferramentas como o Zoom ou Google Hangout Meet, além de ferramentas que permitem a construção compartilhada de documentos como o Google Docs e o Google Apresentações podem facilitar muito o trabalho do corretor.
Realizar também vídeos de qualidade, mesmo que com o celular, aplicando ângulos adequados, a fim de permitir uma aproximação ímpar do cliente. Vale conhecer mais uma nova ferramenta do Instagram, o Cenas que permite a elaboração de vídeos. Outra ferramenta importante é a construção de formulários eletrônicos por intermédio do Google Forms.
Todas estas ferramentas permitem agilidade e tendem a facilitar as relações cliente-corretor.

8 – Que tipos de conteúdo o corretor pode gerar para conquistar novos clientes trabalhando de casa?

Conteúdos voltados para educação financeira em tempos de crise, visando a poupança forcada para a compra do sonhado imóvel; Informação de qualidade relativa ao novo mercado imobiliário, bem como sobre o entorno dos imóveis que intermedeia; Conteúdos de acesso às diferentes ferramentas digitais.

Fonte: Stand Edição 50 – Revista do Creci-RJ

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