O título de Cidade Maravilhosa não é à toa. O Rio de Janeiro é uma das cidades mais culturais do Brasil e é nela que fica uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor
Além da cidade do Rio possuir uma geografia extraordinariamente bonita, ela é a primeira cidade do mundo que tem como símbolo principal a imagem de Jesus Cristo.
Um dos principais pontos turísticos do mundo, o Cristo Redentor, monumento localizado na Zona Sul do Rio, celebra 89 anos de existência hoje.
O Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro.
Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.
O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.
Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1.734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina.
O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura.
A estátua pesa 1.145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Swiebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo de la Concordia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo).
Como é feito o acesso ao Cristo Redentor?
* Pelo Trem do Corcovado, que parte do Cosme Velho e é a opção mais bacana.
* Pelas vans oficiais da empresa Paineiras Corcovado, com três pontos e partida, em Copacabana, Barra da Tijuca e Largo do Machado.
* O acesso de carro só é permitido até o Centro de Visitantes, que fica na Estrada das Paineiras. De lá é preciso pegar uma van, que são cadastradas e autorizadas. Mas, é preciso informar, não há estacionamento e a opção é deixar o carro no acostamento da via. Não recomendado.
Quanto tempo demora a visita ao Cristo Redentor?
A subida de trem dura em torno de 20 minutos, já as vans fazem o trajeto em menos de 10 minutos. Uma vez lá em cima, você pode ficar o tempo que quiser, até as 19h. Lembrando que o embarque para subir o morro começa às 8h.
Dicas para uma visita ao Cristo Redentor
* Use roupas e calçado confortáveis, pois há várias escadarias ao longo do caminho e estar vestido adequadamente vai te ajudar a desfrutar melhor cada momento;
* Faça o passeio em um dia ensolarado, assim você consegue avistar toda a Cidade Maravilhosa aos pés do cristo e tirar boas fotos! Sem falar que em dias nublados ou com muita neblina, o Cristo pode sumir em meio ao cinza;
* Leve uma garrafa de água para não se desidratar durante a caminhada entre um mirante e outro;
* Vá com calma e caso faça a visita em dias de alta temporada, tente não se estressar com a aglomeração de pessoas;
* Leve uma câmera e chegue cedo para registrar toda a beleza do lugar.
O monumento Cristo Redentor é um símbolo do cristianismo no Brasil que representa paz e amor, com Jesus de braços abertos
Uma Homenagem da Padaria Ituverava a Cidade Mais Bonita do Mundo