Confira dicas do especialista Diego Maia
Com o endividamento da classe C, alta taxa de juros e oferta de crédito reduzida o mercado imobiliário acabou sendo fortemente afetado pela falta de compradores.
Tudo isto em decorrência da forte crise econômica vivida nos últimos anos. Mas há uma expectativa muito boa para que o setor volte a receber mais investimentos em 2018, já que é um dos principais geradores de emprego no país e movimenta a economia.
Para Diego Maia, fundador e CEO do Grupo CDVP, essa realidade está mais próximo do que se imagina:
– Sem dúvidas e sem medo de errar, afirmo que o mercado imobiliário trará muitas coisas boas, principalmente para aqueles corretores que focam na preparação. Uma coisa eu garanto: nesse exato momento tem cliente comprando e tem corretor vendendo. 2018 será próspero para quem foca na pergunta: por que não está comprando comigo?
Para ele, tudo também passa por uma questão de perspectiva:
– Não tem como negar que passamos por uma forte turbulência, mas assim como em um avião, toda turbulência passa. Todos nós sabemos que mar calmo nunca fez bons marinheiros. A verdade é que existem várias formas de enxergar tudo que vivemos até aqui e tudo que viveremos nos próximos anos. Eu prefiro sempre ter uma “mente próspera”, que nada mais é que focar no positivo, e não em crises, anseios e nossas próprias fraquezas. Vamos fazer um exercício rápido aqui sobre “mente próspera”.
Então, como manter o rendimento mesmo em tempos de crise? Diego Maia responde:
– Se adaptando ao cenário que estamos vivendo. Se adaptando a todas essas mudanças. O mercado mudou. O cliente mudou. Hoje ganha destaque quem inova. Quem se diferencia dos demais. Os corretores que não se atualizam e fazem tudo da mesma forma que faziam há décadas, anos e até meses atrás, estão fadados ao fracasso. É preciso pensar diferente. Utilizo 3 frases para moldar o que o todo corretor deveria fazer para vender mais. Primeiro: não é o cliente que vem. É a gente que vai. Segundo: conhecimento não ocupa espaço. E terceiro: quem não está na internet, não existe.
Para ele, o corretor de imóveis deve sair da receptividade e se tornar especialista em prospecção e abordagem, estudar, estudar e estudar, ser especialista em sua região e criar o seu próprio terreno de contatos e estar ligado em duas importantes situações:
– Costumo falar que muitos corretores pecam por não fazer parcerias. Existem várias formas de um corretor aumentar seu faturamento, como consórcios, financiamento, empréstimos e até seguros. Dá sim pra fazer uma graninha extra. Já analisando pelo lado da tecnologia, experiência do cliente e tendências para 2018, o corretor precisa ficar antenado com as novidades do mercado.
Por fim, o especialista em vendas destaca o momento favorável para que o corretor de imóveis comece a prospectar:
– O momento de comprar é agora. Imóvel, durante toda a história, sempre foi um bom investimento e o cenário da oferta maior que a demanda é o melhor de todos para negociar preço.
Fonte: Stand Núm. 40 – Revista do Creci-RJ