Benefícios do Mel

01/01/2014
| Colunista: , Luiz Macedo
|
Assunto: , Alimentação & Bebidas, Culinária & Gastronomia, Mel

ItuveravaPadaria20140101

O Mel é um alimento único, completo e universal. O néctar dos deuses que alimenta e encanta há milhares de anos. Considerado sagrado por muitos povos, sua associação com o paraíso é recorrente. Até na Bíblia a terra prometida é descrita como um lugar onde o leite e o mel jorram em cascatas.

O Mel foi o primeiro e, durante séculos, o único alimento concentradamente doce conhecido pela humanidade. Utilizado pelo homem primitivo tanto como alimento, quanto como medicamento. É o produto resultante da incrível relação de coevolução entre as abelhas e as plantas que possuem flores e frutos.

Desde a mais remota antiguidade o mel é amplamente usado para tratamentos de saúde. Sabemos que ele é diurético, laxativo, calmante, emoliente, desinfetante, antiséptico, alcalinizante, expectorante, depurativo do sangue, tonificante para as ligações neurais, além de suas inúmeras aplicações para desobstrução das vias respiratórias e afecções do aparelho digestivo.

10 benefícios do mel para o organismo

1. Trata a acne
Mel pode ser um produto muito eficiente para a acne. Para estes casos, o recomendável é que você aplique o mel diretamente na região afetada.

2. Regula o açúcar no sangue
O mel melhora o funcionamento dos órgãos e tecidos essenciais, eliminando a glicose da circulação, portanto, reduzindo o nível de açúcar no sangue.

3. Melhora a função cerebral
Os neurônios utilizam o cálcio para originar o sinal elétrico, e o mel ajuda a absorver e fixar o cálcio no corpo, favorecendo um correto desempenho cerebral. Além disso, por ser um excelente recalcificante, ajuda também a prevenir a osteoporose e outros problemas ósseos.

4. Bom contra dor de garganta e tosse
O mel tem um poder antibiótico e antisséptico, muito eficaz para combater resfriados, problemas alérgicos e dor de garganta.

5. Remédio para feridas leves
Como já foi dito, o mel possui propriedades cicatrizantes e antissépticas, o que o torna indicado para impedir processos infecciosos e que feridas curem mais rapidamente. As aftas na boca também podem ser tratadas com este doce alimento.

6. Reduz o estresse metabólico
O mel natural produz glicogênio no fígado, que é a reserva de energia utilizada pelo cérebro para seu normal funcionamento. As reservas de glicogênio do fígado evitam a liberação de hormônios associados ao estresse.

7. Combate a insônia
O alimento estimula o relaxamento noturno e o sono, por suas propriedades calmantes.

8. Fortalece o sistema imunológico
Mel de abelha é rico em fitonutrientes e possui propriedades antibacterianas e antivirais que servem para fortalecer as defesas do organismo.

9. Favorece o metabolismo
O mel é considerado um alimento probiótico, contando com componentes que incrementam a flora bacteriana do organismo.

10. Outras qualidades curativas do mel
Reduz o colesterol, previne doenças cardiovasculares, favorece a digestão e atua contra prisões de ventre por seu efeito de laxante natural.
Recomendado que se consuma duas colheradas de mel por dia, no café da manhã. Assim, você cria um hábito alimentar que trará muitos benefícios à sua saúde em pouco tempo.

Voltar Próximo artigo