Publicada em 28 de maio a Lei Municipal 8.913/2025
Conheça os principais destaques da Lei:
“Art. 1º Os condomínios residenciais e comerciais do Município do Rio de Janeiro, por intermédio de seus síndicos ou de seus administradores, devidamente constituídos, deverão comunicar à Delegacia de Polícia Civil ou aos órgãos municipais especializados, a ocorrência ou a suspeita de ocorrência de violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e animais nas unidades condominiais ou nas áreas comuns dos condôminos.
Parágrafo único. A comunicação a que se refere o caput deste artigo deverá ser realizada de imediato, por ligação telefônica ou através de aplicativo móvel, nos casos de ocorrência em andamento, e por escrito, por via física ou digital, nas demais hipóteses, no prazo de até vinte quatro horas após a ciência do fato, contendo informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima e do possível agressor.
Art. 2º Os condomínios deverão afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando o disposto na presente Lei e incentivando os condôminos a notificarem o síndico e/ou o administrador, quando tomarem conhecimento da ocorrência ou da existência de indícios da ocorrência de violência doméstica ou familiar no interior do condomínio. No caso de descumprimento, o condomínio infrator fica sujeito às penalidades de advertência, quando da primeira autuação e multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), a partir da segunda autuação.”
Alguma dúvida? A GBS é especializada em Gestão Condominial e Imobiliária, tendo como diferencial o atendimento direto e eficiente. Caso haja interesse, podemos agendar uma visita para esclarecer eventuais dúvidas. Visite nosso perfil.
+GBS – Advocacia & Gestão Imobiliária
+Síndicos