A honestidade é um valor muito importante, mas, como todos nós sabemos, poucos infelizmente a usam. Muitas vezes, as pessoas contam mentiras para ter um ganho pessoal, enganar alguém ou até mesmo para brincar com um amigo. No entanto, muitas delas dão pequenos sinais que, aos olhos de pessoas experientes, podem ser descobertas. Uma vez que você sabe como detectar esses sinais, pode se tornar um bom detector de mentiras.
Muito ou pouco contato visual
O maior indicador de que alguém está contando uma mentira é a falta ou o excesso de contato visual.
É uma crença comum de que, quando as pessoas mentem, evitam o contato com os olhos e olham ao redor.
Mas, embora isso seja de fato verdadeiro, alguns mentirosos fazem muito contato visual apenas para tentar fazer você acreditar que eles estão falando a verdade.
Movimento do pé
Quando as pessoas estão mentindo, muitas vezes exibem sinais de nervosismo ou ansiedade. O movimento do pé é um grande indicador de que a pessoa está nervosa e/ou ansiosa. Os mentirosos muitas vezes mexem as pernas com frequência ou fazem movimentos regulares para evitar essa tensão. Esta é uma pista clara para detectar uma mentira.
Respostas mais curtas
Ao mentir, as pessoas geralmente ficam em silêncio durante a conversa ou dão respostas mais curtas. Eles também tendem a usar mais “ahh”, “hum” e “é…” para preencher essas lacunas. Se uma pessoa está cometendo mais erros de fala do que o habitual, é uma indicação clara de que está mentindo.
Suar em excesso
Algumas pessoas suam excessivamente quando mentem. Esta transpiração anormal ocorre devido à adrenalina, que aumenta com a ansiedade e o nervosismo.
Mudança no tom da voz
Se você observar alguém que se comunica em um tom mais alto do que o normal pode ser um sinal de mentira. Algumas pessoas também tendem a fazer justamente o contrário: diminuir o tom. Ambos os casos são um indicativo de que a pessoa está mentindo.
Inquietação
Quando as pessoas estão mentindo, muitas vezes tocam os objetos ao redor delas para amenizar o estresse. Algumas pessoas podem agir como se estivessem mais interessadas no objeto do que a conversa para evitar o confronto.
Toques no rosto
Estudos descobriram que, quando as pessoas mentem, muitas vezes esfregam o nariz. Especialistas acreditam que a aceleração da adrenalina abre os capilares das narinas, o que causa um certo comichão. Algumas pessoas também cobrem a boca e os olhos enquanto estão mentindo.
Lamber os lábios em excesso
A mentira aumenta o estresse no nosso corpo, e um dos maiores indicadores de estresse corporal é a boca seca. Para amenizar isso, a pessoa frequentemente lambe os próprios lábios.
Fonte: TudoPorEmail
Bruno Á.
Leia também: Maneiras de Identificar um Mentiroso Compulsivo