Quando você vê algo bonito, deveria parar para admirar. Como estes carros que um dia foram, e alguns ainda são, o máximo em matéria de engenharia e design.
Se você é um aficionado ou apenas gosta de apreciar belas obras de mecânica, essas belezas certamente vão lhe fazer sorrir.
Mazda RX3
Fabricado entre 1971 e 1978, além das belas linhas, era um carro compacto e leve, com 4 metros de comprimento e apenas 884 kg.
Seu motor, apesar de parecer minúsculo, cumpria muito bem o seu papel. De 0 a 100km/h, o RX3 levava cerca de 11 segundos.
Adquiriu prestígio em corridas de Rally e Turismo por toda a Ásia, Oceania e nos Estados Unidos. Foram 50 vitórias consecutivas do Mazda no campeonato japonês de turismo em 1972.
Em 1978, o RX3 deixou as linhas de montagens após mais de 900 mil unidades comercializadas somando Ásia, Oceania e América. Passou o bastão para o legendário Mazda RX8.
Toyota FT1
O FT1 começou a ser desenvolvido como resposta a um pedido feito por Akio Toyoda, presidente da Toyota e neto do seu fundador, a seus principais executivos. Ele pediu especificamente um carro de design revolucionário, que fizesse bater mais forte o coração de quem o visse e que não traísse a tradição de alta tecnologia e desempenho construída pela empresa.
Lançado em janeiro de 2014, Salão de Chicago, o Toyota FT1 é quase um Fórmula 1.
Seu preço de tabela, na época, era algo em torno de 60 mil dólares.
Nissan Fairlady 240z
Os Nissan esportivos fazem muita gente suspirar, esse japonesinho valentão foi fabricado de 1970 a 1978.
Para imaginar como este motor era fantástico (estamos falando do inicio dos anos 1970), confira: 4 válvulas por cilindros, 3 carburadores e 2 comandos de válvulas. Para completar isto, a caixa de câmbio de cinco velocidades com relações curtas, suspensão independente nas quatro rodas e diferencial autoblocante.
Mercedes-Benz 300SL Gullwing
O Mercedes-Benz 300SL Gullwing foi produzido por apenas três anos. Foram feitas apenas 1.400 unidades do cupê com as lendárias portas asa-de-gaivota, mas não foi preciso mais do que isso para que ele entrasse para a história, inspirando entusiastas e influenciando os Mercedes esportivos ainda hoje.
Há quem diga que ele foi o primeiro supercarro da história, antes mesmo da invenção da palavra supercarro. Embora o título seja discutível, o 300SL foi, sem dúvida, o primeiro carro de corrida para as ruas. E não há dúvidas quanto a isso porque debaixo da carroceria curvilínea e elegante, está o mesmo chassi tipo spaceframe e o mesmo motor seis-em-linha que equipou os 300SL de corrida que fizeram sucesso nas pistas no início dos anos 1950, com uma vitória nas 24 Horas de Le Mans, inclusive.
Com tão poucas unidades produzidas durante tão pouco tempo, conhecer um 300SL Gullwing legítimo em detalhes é uma oportunidade que poucas pessoas terão em suas vidas. Especialmente nestes tempos em que seus preços já chegaram à casa dos milhões de dólares.
BMW M1
O BMW M1 é o único BMW de motor central-traseiro produzido em série. Foram pouco mais de 450 unidades produzidas, o que faz dele um carro bastante raro. E ele também é assustadoramente bonito graças ao design de Giorgetto Giugiaro. Mas existem alguns M1 que são ainda mais potentes, bonitos e raros: os carros modificados pela concessionária BMW AHG, dos quais existem apenas 10 no mundo todo.
O M1 surgiu de uma parceria entre a Lamborghini e a BMW no fim da década de 70. A BMW queria um carro de corrida para homologação no Grupo 4 de turismo, que seria projetado pelos alemães e, produzido e finalizado pelos italianos. A Lamborghini precisou pular fora do projeto por questões financeiras, mas a BMW seguiu sozinha e apresentou em 1978 um carro inspirado em seu conceito Turbo, de seis anos antes.
Porsche 911
Não há dúvida de que o Porsche 911 é um dos esportivos mais adorados do planeta, e que é o sonho da vida de muitos entusiastas.
Lançado em 1963, foi mantido na linha de produção até 1989. Nada menos que 26 anos de carreira. Naturalmente a Porsche melhorou continuamente o projeto ao longo dessas duas décadas e meia, garantindo que o nine-eleven se mantivesse como referência por tanto tempo.