QUANTO TEMPO DURAM OS PNEUS?

25/11/2023
| Colunista: , DTM Pneus
|
Assunto: , Carros

Determinar a vida útil de um pneu é difícil, pois são muitos os critérios envolvidos, mas ao ler este artigo você saberá como conservar seus pneus pelo maior tempo possível, quando é aconselhável que sejam verificados e quais pneus garantem a melhor performance até o último quilômetro rodado

DTMPneus20231125Por que é importante fazer os pneus durarem
Existem duas razões principais pelas quais você deve fazer seus pneus durarem até onde sua performance permitir.

1. Preservar o meio ambiente
Ao preservar a durabilidade dos seus pneus, você os troca com menos frequência, o que reduz o impacto em nosso planeta.

2. Evitar despesas desnecessárias
Substituir os pneus precocemente significa ter despesas mais altas do que deveriam. Ao aproveitar toda a vida útil do pneu, você reduz os gastos com o seu veículo.

Como evitar o desgaste prematuro dos pneus?
Um pneu está sujeito ao desgaste inevitável ao longo do tempo e quilômetros rodados, mas isso pode ser acelerado se você não tomar certos cuidados.

Verifique a calibragem do pneu regularmente
Pneus com calibragem insuficiente causam desgaste prematuro dos pneus. Como o pneu perde naturalmente um pouco de ar com o tempo, recomendamos verificar a pressão uma vez por mês para pneus montados e uma vez por ano para os estepes.

Além do desgaste dos pneus, dirigir com pneus com a calibragem insuficiente significa custos extras, pois seu veículo consome mais combustível.

Pneus com pressão excessiva também estão sujeitos a desgaste prematuro. É por isso que é importante ajustar a calibragem do pneu de acordo com as recomendações do fabricante.

Evite choques
Ao passar por um meio-fio, buraco ou lombada, ocorre um choque que pode acelerar o desgaste dos pneus.

De fato, um choque em um ou mais pneus pode fazer com que a geometria do seu veículo fique desalinhada. A consequência? Desgaste irregular dos pneus que exigirá substituição prematura.

Quando fazer a revisão dos seus pneus?
Caso note um desgaste anormal. Você observa que seus pneus apresentam mais desgaste em um lado da banda de rodagem? Apenas no centro? Ou apenas nos ombros do pneu? Você nota desgaste repetido na barra? Faça a revisão do seu pneu rapidamente para corrigir o problema antes que ele piore.

A partir de 5 anos de uso
Em 5 anos, seus pneus provavelmente terão passado por muitas superfícies diferentes e talvez tenham sofrido alguns choques. Após 5 anos de uso, solicite a revisão por um profissional pelo menos uma vez por ano. Isso irá garantir que eles não estejam danificados prematuramente e que não coloquem você ou seus passageiros em perigo.

DOT do pneu: como saber data de fabricação do pneu?
DTMPneus20231125DotOs seus pneus apresentam a marcação DOT que indica, por meio de um código, a data de fabricação.
Este código é composto por 4 dígitos, os dois primeiros designam a semana e os dois seguintes o ano de fabricação. Com esta informação, você poderá saber se os seus pneus ultrapassaram ou não a faixa dos 5 anos.

Validade do pneu: o limite de 10 anos
Se os pneus não forem substituídos 10 anos após a data de fabricação, recomendamos substituí-los por pneus novos como medida de precaução. Esta recomendação também se aplica a pneus sobressalentes (estepes).

O indicador de limite de desgaste
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.

Quer saber mais sobre o assunto? Faça-nos uma visita.

Fonte: Michelin
+DTM Pneus
+Carros

Voltar Próximo artigo