Profissões ligadas à agricultura

07/11/2022 |
Assunto: , Alimentação & Bebidas, Negócios

O Brasil ocupa hoje a posição de terceiro maior produtor agrícola do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos

Cargill20221107O crescimento da agropecuária nos últimos 40 anos tornou este segmento um dos mais importantes na cadeia produtiva nacional. O setor apresenta ótimas oportunidades de emprego e cada dia mais brasileiros procuram se especializar em profissões ligadas à agricultura.

De acordo com levantamento da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de 20,6 bilhões para 100 bilhões de dólares nos últimos dez anos.

O estudo prevê ainda mais crescimento do setor para os próximos anos. O agronegócio vem ganhando mais visibilidade devido ao seu potencial de expansão de produtividade e produção, gerando oportunidades de emprego em diversas regiões do país.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o agronegócio brasileiro emprega quase 1 em cada 3 trabalhadores. Com tantas ótimas perspectivas de desenvolvimento, é natural que as pessoas procurem por profissões ligadas à agricultura para trabalhar.

O agronegócio reúne centenas de profissões diferentes que vão desde o trabalhador rural até o profissional de relações e comércio internacional. Com o avanço tecnológico dos últimos anos, surgiram novas atividades no campo e, consequentemente, novas profissões.

Técnico em Agropecuária
Com formação de nível médio, este profissional aplica os seus conhecimentos técnicos práticos e teóricos nas diversas atividades que envolvem a agricultura e pecuária.
Quando possui experiência, o trabalhador costuma ser bem valorizado e contar com ótimas oportunidades de emprego.

Gestor Ambiental
O profissional deste segmento prioriza o bom uso dos recursos naturais e a redução dos impactos ambientais gerados pela atividade agrícola.
Conscientização ambiental dos colaboradores, recuperação de áreas degradadas e acompanhamento de processos para não infringirem a legislação ambiental estão entre as funções de um gestor ambiental.
Esta profissão requer uma graduação, ou seja, um curso de nível superior.

Engenheiro Agrônomo
Esta formação é, possivelmente, a mais conhecida entre as profissões relacionadas ao campo.
O engenheiro agrônomo é responsável pelo planejamento, execução, manutenção e fiscalização de todas as atividades relacionadas à agricultura e à pecuária.
O profissional deve definir técnicas de plantio, soluções para combate às pragas, gerenciar o armazenamento da colheita e comercialização dos produtos agropecuários, entre outras funções.

Piloto de Drones
Nos últimos anos, os drones invadiram os espaços aéreos, utilizando a tecnologia para trazer novas informações para o campo.
Com os dados trazidos pelos drones é possível, por exemplo, fazer a medição de uma determinada área, detectar doenças nas plantações e averiguar danos causados por problemas climáticos.
O condutor ou piloto de drone precisa ter curso especializado na função, com conhecimento de aviação, rotas, velocidade e aceleração.

Cientista de Dados Agrícolas
Com o crescimento da agricultura de precisão, as profissões ligadas à tecnologia digital tornaram-se imprescindíveis.
O cientista de dados deve ter curso superior e conhecimento do setor agrícola. Habilidade para trabalhar com softwares agrícolas, conhecimentos de programação, estatística e análise de dados são algumas das suas atribuições.

Botânico
A botânica é considerada um ramo da formação em biologia. O botânico é o profissional que estuda a vida das espécies vegetais, suas células, as doenças mais comuns, onde elas nascem e crescem e tudo que diz respeito às plantas.

Engenheiro Hídrico
O curso superior de engenharia hídrica prepara o profissional para fazer o bom uso dos recursos hídricos tão importantes para a lavoura.
Elaboração e execução de projetos que ajudam a levar água para áreas de estiagem e análise da qualidade do recurso hídrico nas plantações estão entre as suas responsabilidades.

Tratorista
O trabalho de tratorista é muito requisitado no campo, visto que opera, prepara e ajusta os tratores, um dos equipamentos de maior importância e colaboração na agricultura.
Este profissional é responsável por diversos processos na produção agrícola como, preparação do solo, semeadura e colheita.

Agricultor Urbano
A demanda por alimentação saudável nos grandes centros urbanos fez surgir uma nova profissão na agricultura.
O agricultor urbano é responsável por planejar e executar estufas e hortas orgânicas nas cidades, prestando serviços para empresas, restaurantes ou escolas.
Este profissional precisa ter conhecimentos de engenharia agrônoma, agricultura, urbanismo e inovações tecnológicas para produção agrícola.

Designer de Máquinas Agrícolas
O trabalho deste profissional consiste em desenvolver equipamentos que melhorem a produtividade e facilitem as atividades no campo.
Ao projetar um novo maquinário, o designer deve pensar na segurança do operador, usabilidade do instrumento e impacto ambiental que ele pode trazer.
É necessário formação e conhecimento em áreas que envolvam desenvolvimento de produto, tecnologia, design e sustentabilidade.

Fonte: Cargill

Voltar Próximo artigo