Uma reflexão sobre o Rio e para o Rio
O livro reúne diferentes perfis de moradores do Rio que, por meio da moda, foram à luta para criar sua própria história.
O que antes ficava relegado à estética da periferia do Rio de Janeiro hoje dita tendência do Leblon a Vigário Geral. A partir do universo da moda e da cultura, Potência Popular Carioca, da jornalista Marcia Disitzer, traça um mapa afetivo da força da cultura dita popular, mergulhando também em temas complexos e sensíveis como classes sociais, gênero, raça e relações culturais.
O livro tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, da Beleza Natural e BR Malls, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Com direção de arte de Jair de Souza e fotografia de Ana Stewart e Daniela Dacorso, a autora apresenta um mosaico composto por ensaios fotográficos e entrevistas com pessoas comuns, que vivem e trabalham em diferentes pontos da cidade e que estão inseridas em espaços como a feira, o baile e a quadra da escola de samba. Personagens que vivem cotidianamente o desafio de se sobrepor ao preconceito para afirmar seu valor.
O livro apresenta a moda como ferramenta de afirmação social, principalmente entre a juventude, que aprendeu a se orgulhar de seus processos criativos. Uma discussão sobre moda, mas também sobre identidade e resistência.