Por uma taxa condominial mais enxuta

07/02/2022
| Colunista: , ML Administradora
|
Assunto: , Condomínios

Com a atual crise econômica, com índices altos de inflação e orçamento mais curto, conseguir reduzir o custo da taxa condominial é o sonho de consumo de qualquer síndico, que
normalmente é bastante questionado sobre o valor do condomínio a cada mês

MLA20220207

A tarefa não é fácil e exige um amplo estudo de planejamento financeiro. Não existe fórmula mágica. É preciso sempre rever os gastos e avaliar quais podem ser cortados de forma inteligente e respeitando as peculiaridades de cada realidade condominial.

O que mais pesa na folha de pagamento são os gastos com funcionários, o que chega a variar de 70% a 80% do total das despesas de um condomínio. Cada caso é um caso, mas, de modo geral, para uma economia mais significativa, sugerimos a otimização da jornada de trabalho, o que reduz o desgaste físico dos funcionários e ainda diminui os gastos com horas extras.

É sempre bom lembrar que para qualquer mudança que envolva questões trabalhistas deve passar por uma análise jurídica preventiva para evitar problemas futuros.

Outras sugestões de medidas de redução de custos

* Economia de água
* Substituição de lâmpadas convencionais por LED
* Revisão constante das instalações hidráulicas e elétricas

Apenas um vazamento da válvula hidra de uma unidade do condomínio pode gerar um custo mensal enorme.

Buscar meios de economizar deve ser um trabalho contínuo e gradativo. É a soma de pequenas economias que irá fazer a diferença no final.

A lâmpada LED pode até ter custo maior do que a convencional, mas se a sua substituição for feita de forma gradativa, no final irá valer a pena.

Portaria Otimizada

Manter a portaria funcionando 24 horas onera demais a folha de pagamento e a opção para reduzir custos é otimizar a escala de trabalho. A medida também envolve investimentos em equipamentos de segurança, como biometria, câmeras de monitoria e controle de acesso.

Contratos

Uma ação que pode ajudar a reduzir custos é a revisão e/ou renegociação de contratos para a obtenção de melhores fornecedores.

+ML Administradora de Imóveis

Voltar Próximo artigo