Pensando Bem – Stephen Hawking

08/01/2022 |
Assunto: , Cultura

Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por uma doença degenerativa, se tornou celebridade por produzir algumas teorias fundamentais da física moderna

PensandoBem20220108

Hawking foi o primeiro cientista a estabelecer uma teoria da cosmologia explicada pela união da teoria geral da relatividade e da mecânica quântica. Ele foi um defensor fervoroso da interpretação de muitos mundos na mecânica quântica.

Infância e Formação

Stephen William Hawking, conhecido como Stephen Hawking, nasceu em Oxford, Inglaterra, no dia 8 de janeiro de 1942. Seu pai cursou medicina e sua mãe estudou filosofia, política e economia, ambos na Universidade de Oxford. Com seis anos, já construía trens de brinquedo. Considerado uma criança precoce, os colegas da escola o apelidaram de Einstein.

Stephen odiava matemática, porque achava fácil demais. Sua paixão era física e astronomia. Com 17 anos ganhou uma bolsa para estudar física na Universidade de Oxford. Seus colegas eram dois anos mais velhos que ele. Concluído o curso de Física, Stephen foi aceito no mestrado da Universidade de Cambridge.

Doença

Com 21 anos, após uma queda de patins, Stephen foi levado ao médico, que o diagnosticou com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que iria progressivamente paralisar seus músculos, e segundo o médico, o levaria à morte em no máximo três anos.

Apesar do diagnóstico devastador, em 1965, Stephen casa-se com Jane Wilde, amiga de uma de suas irmãs. Na festa do casamento já se apoiava em uma bengala.

Em 1970, Stephen parou de andar e começou a fazer uso de uma cadeira de rodas. Nessa época, já tinha três filhos e era um físico conhecido que trabalhava no Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

Em 1985, com a saúde bastante agravada por uma pneumonia, durante uma viagem a Suíça, os médicos sugeriram desligar o respirador artificial, mas sua esposa não aceitou e levou o marido de volta para Cambridge. Submetido a uma traqueostomia, nunca mais falou. A partir de então, fez uso de um computador, com voz eletrônica, para se comunicar.

Em 1995, o casal se divorcia e Hawking vai morar em outro apartamento, com uma de suas enfermeiras, Elaine Mason, com quem se casou. Em 2007, separou-se de Elaine, que foi acusada de maus tratos e agressão.

Livro

Em 1988, Stephen publicou Uma Breve História do Tempo, livro que fala sobre a origem do universo, com ilustrações criativas e texto bem humorado.

Escrito em linguagem simples, para leigos, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. O livro fez o maior sucesso e foi traduzido para mais de 30 idiomas.

Últimos Anos

Paralisado, em uma cadeira de rodas, só lhe restava o controle dos movimentos da bochecha direita, que usava para se comunicar com a ajuda do computador.

Stephen Hawking faleceu em Cambridge, Inglaterra, no dia 14 de março de 2018.

Frases

* Pessoas quietas possuem mentes barulhentas.

* A prova de que no futuro não existirão viagens no tempo, é que não estamos sendo visitados pelos viajantes do futuro.

* Não importa quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer, e triunfar. Enquanto há vida, há esperança.

* Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade; e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona.

* Mesmo as pessoas que dizem que tudo está predeterminado e que não podemos fazer nada para mudá-lo, olham para os dois lados antes de atravessar a rua.

* O universo não é indiferente a nossa existência, ele depende dela.

* Apesar de eu não poder me movimentar e ter que falar através de um computador, em minha mente sou livre.

* As pessoas nunca terão tempo para você, se você sempre estiver bravo e reclamando.

* Você tem que ter uma atitude positiva e tirar o melhor da situação na qual se encontra.

* As grandes conquistas da humanidade foram obtidas conversando, e as grandes falhas pela falta de diálogo.

* Da próxima vez que alguém reclamar que você cometeu um erro, diga a essa pessoa que talvez isso seja uma boa coisa, porque sem imperfeição nem você nem eu existiríamos.

* Inteligência é a habilidade de se adaptar às mudanças.

* Deus talvez exista, mas a ciência pode explicar o universo sem a necessidade de um criador.

+Pensando Bem
+Stephen Hawking

Voltar Próximo artigo