Pensando Bem – Nelson Mandela

06/02/2022 |
Assunto: , Cultura

Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder sul-africano que lutou contra o regime racista e segregacionista do apartheid, presente na África do Sul entre 1948 e a década de 1990, e se tornou referência mundial na busca por uma sociedade democrática e igualitária

PensandoBem20220206

Nelson Mandela nasceu em Mvezo, um pequeno vilarejo às margens do rio Mbashe, na África do Sul, em 18 de julho de 1918.

A vida de Mandela foi marcada por desafios políticos e lutas pessoais, incluindo 27 anos de prisão (entre agosto de 1962 e fevereiro de 1990 pela oposição ao regime de segregação racial. Mandela morreu aos 95 anos por complicações de infecção pulmonar, em 2013.

Quatro anos depois de deixar a prisão, Nelson Mandela foi eleito democraticamente e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, até então dominada politicamente e economicamente por brancos.

Prêmio Nobel da Paz

Em 1993, Mandela compartilhou o prêmio, que todos os anos é outorgado pelo Comitê Nobel norueguês, com o último presidente do apartheid, Frederick de Klerk, por contribuir com o fim do regime racista.

Frases

* Se eu tivesse o meu tempo de volta, faria a mesma coisa novamente.

* A morte é algo inevitável. Quando um homem fez algo que considera ser seu dever com as pessoas de seu país, ele pode descansar em paz.

* Ninguém nasce odiando uma pessoa por sua cor de pelo ou religião. Pessoas são ensinadas a odiar. E se elas aprendem a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.

* Líderes de verdade devem estar prontos para sacrificar sua liberdade pelo povo.

* Estou aqui hoje como ninguém menos que o representante de milhões de pessoas que desafiaram se levantar contra um sistema social que é guerra, violência, racismo, opressão e repressão”.

* Por que nesta sala enfrento um juiz branco, sou acusado por um fiscal branco e escoltado por um fiscal branco? Alguém pode dizer que aqui a balança da justiça está equilibrada?

* Eu fui feito pelas leis, um criminoso. Não pelo o que eu fiz, mas pelo o que eu lutei. Pelo que eu pensei, por causa da minha consciência.

* A bondade humana é uma chama que pode ser escondida, mas jamais extinta.

* Nós estamos lutando por uma sociedade onde as pessoas pararão de pensar em termos de cor.

* O que importa na vida não é o simples fato de ter vivido. A diferença que fizemos na vida dos outros que vai determinar a importância da vida que conduzimos.

* Uma das coisas mais difíceis não é mudar a sociedade; é mudar a si mesmo.

* A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

* Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.

* Fofocar sobre os outros é certamente um defeito, mas é uma virtude quando aplicado a si mesmo.

* Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram.

* Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.

* Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter.

+Pensando Bem
+Nelson Mandela

Voltar Próximo artigo