A sua vida é fruto do seu próprio fazer. Você não tem ninguém a quem responsabilizar, exceto a você mesmo
Joseph Campbell nasceu em 26 de março de 1904 e cresceu em White Plains, Nova Iorque, numa família de classe média alta e de religião católica romana, faleceu em 1987.
Foi um mitologista, escritor, conferencista e professor universitário norte-americano, famoso por seus estudos de mitologia e religião comparada e autor da obra O Herói de Mil Faces, publicado originalmente em 1949.
O conceito da Jornada do Herói foi criado por Campbell. Neste conceito ele cria um modelo de como seria o passo a passo do percurso de transformação do homem comum em herói, com todas as provações que surgem no meio do caminho.
Joseph Campbell afirmava que os mitos são histórias que têm como função principal guiar o espírito humano. Sua obra nos convida a ser como aquele herói que parte em busca de algo que vai melhorar para sempre o mundo em que vivemos.
FRASES
* Precisamos estar dispostos a nos livrar da vida que planejamos, para podermos viver a vida que nos espera. A pele velha tem que cair para que uma nova possa nascer.
* Siga a sua alegria, e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes.
* Na caverna que você tem medo de entrar está o tesouro que você procura.
* Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.
* Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros.
* A vida não tem sentido. Cada um de nós tem um sentido e o trazemos à vida. É um desperdício fazer a pergunta quando você é a resposta.
* Encontre um lugar em você onde haja alegria e a alegria vai eliminar a dor.
* Eu sempre recomendo aos meus alunos: vão aonde o seu corpo e a sua alma desejam ir. Quando você sentir que é por aí, mantenha-se firme no caminho, e não deixe ninguém desviá-lo dele.
* O privilégio de uma vida é ser quem você é.
* Estamos tão envolvidos em fazer coisas para alcançar metas de valor exterior que nos esquecemos que o valor interior, o êxtase que está associado com estar vivo, é o que importa.
* Os mitos são sonhos públicos, os sonhos são mitos privados.
* Siga a sua alegria!
* É caindo no abismo que recuperamos os tesouros da vida. Onde você tropeçar, aí reside o seu tesouro.
* O amor não tem nada a ver com a ordem social. É uma experiencia espiritual mais elevada do que aquela do matrimônio socialmente organizado.
* Encontre um lugar dentro de si onde há alegria e a alegria expulsara a dor.
* Precisamos estar dispostos a nos livrar da vida que planejamos, para podermos viver a vida que nos espera.
* Freud sugere responsabilizar nossos pais por todas as falhas da nossa vida, e Marx sugere responsabilizar a classe social privilegiada. Mas o único responsável é o próprio indivíduo. É o que há de proveitoso na ideia hindu do carma. A sua vida é fruto do seu próprio fazer. Você não tem ninguém a quem responsabilizar, exceto a você mesmo.
* O verdadeiro matrimônio é aquele que brota da descoberta da identificação com o outro, e a união física é apenas o sacramento pelo qual isso é confirmado. A coisa não se dá no sentido contrário, do interesse físico que depois se torne espiritualizado. Começa com o impacto espiritual do amor.
+Pensando Bem
+Joseph Campbell