O melhor sommelier do Brasil conta sua trajetória em livro
A vida nunca foi fácil para o carioca que nasceu e passou boa parte da vida na favela de Manguinhos uma das mais violentas do Rio de Janeiro.
Como foi essa primeira etapa da sua vida e como ele deixou a favela para anos depois se tornar o melhor sommelier do Brasil, Renato conta no livro “O vinho mudou a minha vida”, um livro hipnotizante, para ler numa sentada só e de preferência com uma taça de vinho ao lado.
Para começar, Renato apresenta uma fotografia da realidade das comunidades e favelas do Rio de Janeiro.
Os relatos feitos pelo autor são duros e verdadeiros: escrito em primeira pessoa, o livro traz ainda mais emoção e veracidade. O racismo, preconceito, truculência e violência policial que fizeram parte da vida de Renato durante muitos anos estão presentes em boa parte do texto.
Aos 13 anos já vendia água e cerveja na praia, depois morangos nas sinaleiras, depois kits de primeiros socorros, foram muitas tentativas para ajudar a mãe a manter a casa que dividia com os irmãos.
O vinho entrou na vida de Renato graças ao acaso. Em 2005 Renato já estava casado, mas desempregado e morando em Niterói. Um dia chovia muito e preferiu não sair de casa para procurar emprego. No dia seguinte entrou em um restaurante da orla de São Francisco e entregou um de seus últimos currículos. Sem muita confiança, já estava saindo do local quando foi chamado pelo rapaz com quem tinha falado e que queria saber mais sobre um curso de vinhos que ele havia mencionado no currículo. Existia apenas uma vaga, e era para trabalhar com vinhos. Renato foi contratado na hora.
Daí pra frente o vinho entrou de vez na vida de Renato, que cada vez mais focou seus estudos nesta área, até atingir o topo e receber o título de melhor sommelier do Brasil em 2021.
Autor: Renato Neves
Editora: Autografia
+Livros
+Vinhos