Siga algumas dicas importantes para um churrasco perfeito
Churrasco é bom e praticamente todo mundo gosta. No Brasil é um dos eventos mais apreciados pelos brasileiros, a refeição preferida de 9 a cada 10 pessoas. Mas nem toda carne faz um bom churrasco. É preciso escolher os melhores cortes, o tempero ideal e o tempo certo de fogo.
São pequenos detalhes que parecem simples, mas podem transformar qualquer amador num excelente churrasqueiro. Portanto, preste atenção em algumas dicas que separamos para você. Alguns cuidados também precisam ser tomados para evitar erros comuns, um deles é errar na quantidade de carne.
O ideal é calcular o número de pessoas e a quantidade certa para não faltar, mas também não sobrar, pois vamos combinar que é um desperdício assar um grande volume de carne que não será consumida.
Agora, vamos a algumas dicas infalíveis para arrasar no próximo churrasco com os amigos!
#1. Coloque a cerveja pra gelar com antecedência
Não tem nada pior que cerveja quente. Então antes de começar qualquer preparação, coloque as cervejas na geladeira, no freezer, no cooler, no gelo. E deixa gelar!
#2. Acendendo a churrasqueira
Se tiver um acendedor vai ser bem simples e rápido, pois não cria labaredas e deixa a queima mais uniforme. Com a churrasqueira limpa, faça uma pirâmide com o carvão, colocando os pedaços maiores por baixo. Posicione o acendedor no centro da pirâmide. Quando o carvão já estiver pegando brasa, espalhe e acrescente mais carvão para preencher todo espaço.
O ideal é deixar a churrasqueira com duas temperaturas diferentes: uma mais alta para dourar a carne, com a grelha mais baixa, bem próxima da brasa, e outro no canto oposto, para cozinhar lentamente.
Para saber a temperatura certa, você deve colocar a mão uns 15 cm acima da grelha e contar até cinco. Se tirar antes do tempo, está muito quente. Se aguentar mais tempo que 5 o fogo está baixo.
#3. Escolha da carne
Algumas raças são mais propensas a produzir carne mais macia, perfeita para churrasco. A raça Angus é a mais aclamada por chefs e assadores do mundo todo, devido ao seu sabor peculiar, graças ao marmoreio – que é a gordura entremeada nas fibras musculares. Quando em contato com a brasa a gordura derrete, conferindo muita suculência e maciez à carne.
Aconselhamos a utilização de Carne Angus Certificada, que além de ser extremamente saborosa, tem garantia de qualidade e origem.
#4. Quantidade de carne por pessoa
Faça o calculo considerando também os acompanhamentos servidos. Geralmente são arroz, salada, maionese, farofa, vinagrete, pão de alho, legumes, entre outras opções. O correto é considerar aproximadamente 300 gramas de carne por pessoa. Mas se for ter menos acompanhamentos, o ideal é considerar até 400 gramas.
#5. Respeite o ponto da carne
Para carne cortada em bifes, altura medida da grelha deve ser de aproximadamente 15 com, mas para carnes em pedaços, a altura é de 40 cm. Para bifes, o ideal é cortar espessura de mais ou menos dois dedos, mais do que isso demora muito para chegar ao ponto.
Agora ficou fácil preparar um churrasco incrível, sem desperdício e muito saboroso!
Fonte: VPJ Alimentos