Existem, hoje, mais de 300 raças de cães no mundo, todos originários de um único lobo canino que viveu há cerca de 11 a 16 mil anos. Esses animais maravilhosos são nossos protetores, amigos, companheiros e parte da nossa família. Eles nos fazem rir, chorar, às vezes nos deixam irritados, mas também muito felizes. Contudo, o que realmente sabemos sobre eles? Você vai conhecer alguns desses fatos sobre o universo canino.
Três cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic, um pequinês e outros dois cuja raça é popularmente conhecida como Lulu da Pomerânia (spitz alemão).
Paul McCartney amava tanto o seu cão, um pastor inglês, que acrescentou em uma das suas canções um assobio agudo que é inaudível para os seres humanos, para que seu cachorro pudesse apreciar a sua música. A canção é A Day in the Life.
Os filhotes têm 28 dentes, mas quando atingem a idade adulta, chegam a 42. Eles também perdem seus dentes de leite, assim como seres humanos.
Há várias razões porque os cães perseguem o seu rabo: exercício, curiosidade, pulgas, ou seus instintos predatórios. Se este é um hábito recorrente, consulte o seu veterinário.
Quando estão dormindo, cães sonham e experienciam movimentos rápidos nos olhos, assim como os humanos.
Graças a uma membrana especial em seus olhos chamado de Tapetum lucidum, cães podem enxergar no escuro.
A taxa média dos batimentos cardíacos para cães maiores é entre 60 e 100 BPM, enquanto que, em cães menores, fica entre 100 e 140 BPM.
Pesquisas recentes indicam que cães prever tempestades e terremotos.
A temperatura média do corpo de um cão fica entre 38° e 39°.
Os cães transpiram através das almofadas de suas patas. Glândulas merócrinas localizadas nas patas do animal, possuem um funcionamento similar às glândulas sudoríparas humanas. Esses tipos de glândulas são ativadas quando o cão está ativo e precisa liberar calor.
Os cães têm uma terceira pálpebra. Ela protege os olhos e os mantêm úmidos.
Os brasileiros são considerados um dos maiores admiradores de cães do mundo, com cerca de 52 milhões dessas fofuras no nosso país.
Pesquisas indicam que cerca de 45% dos donos de cães deixam seus animais de estimação dormir com eles na cama.
Os cães têm 1.700 papilas gustativas, muito menos do que os seres humanos, que têm 9 mil.
É um equívoco comum pensar que os cães só enxergam em preto e branco. Eles podem realmente ver variações de amarelo, azul, verde e cinza.
Os cães têm um sentido de audição muito desenvolvido. Eles podem ouvir sons entre 67 Hz e 45.000 Hz. Os seres humanos não podem ouvir além de 23.000 Hz.
Os cães têm mais de uma dezena de músculos que controlam cada orelha.
A razão pela qual os cães se enrolam quando vão dormir é um instinto antigo, para mantê-los quentes e proteger seus estômagos.
Fonte: TudoPorEmail
Ana O.
+Animais & Veterinária