Sabemos que o uso da piscina proporciona momentos de diversão, lazer, interação e relaxamento. Mas você sabe como as atividades na piscina podem contribuir para a saúde e o bem estar?
Para quem gosta de uma rotina saudável, praticar exercícios costuma funcionar como uma verdadeira terapia. Mas é verdade que, independentemente da modalidade favorita de cada um, fazer exercícios na piscina é muito mais divertido e, claro, refrescante! Especialmente quando as altas temperaturas e o sol que não dá trégua parecem dispostos a complicar o dia de quem gosta de aproveitá-lo a céu aberto.
E não é para menos: para a saúde, a água é comprovadamente um dos melhores ambientes para a prática de exercícios. Isso sem contar que qualquer atividade física aquática ajuda no fortalecimento dos músculos, no desenvolvimento de resistência física e na intensidade cardíaca. De quebra, você ainda desfruta de um banho fresco e foge do calor.
Veja algumas opções de exercícios, mas lembre-se de solicitar avaliação física a um especialista, antes de iniciar a prática. Se possível, verifique a frequência cardíaca durante a ginástica, que deve ficar entre 60% e 75% da máxima para a sua idade. E não se esqueça de colocar uma música animada para ajudar a marcar o ritmo das atividades e estimular o corpo a se mexer.
Corrida ou Caminhada
O exercício é indicado para aquecimento. É simples: basta fazer os mesmos movimentos de uma corrida ou caminhada fora d’água. Você pode começar caminhando, até se acostumar e ir aumentando a velocidade nas próximas vezes. Tente elevar os joelhos até a altura dos quadris.
Vai e Vem
O espaguete, usado para brincar na água, pode ser instrumento de exercício aquático. Com os braços esticados na altura dos ombros, segure o espaguete e faça movimentos para frente e para trás e depois para cima e para baixo. Isso ajudará a fortalecer os braços.
Natação
A natação é um dos melhores tipos de exercício para fazer na piscina. Além dos benefícios cardiorrespiratórios, a prática ainda ajuda a emagrecer e a definir o corpo.
Essa modalidade consome de 300 a 500 calorias por hora, e você consegue obter bons resultados praticando algumas vezes por semana.
Além disso, a natação garante a segurança de todos. Afinal, quem domina as principais técnicas sofre menos riscos de acidentes com afogamento.
Spinning Aquático
Com bicicletas ergométricas próprias, é possível praticar essa atividade também na água. Promove os mesmos estímulos neuromusculares que a bike de spinning normal. Essa é uma atividade altamente motivadora.
Biribol
Trata-se de uma espécie de voleibol dentro d´água. Com a água na altura da cintura, os praticantes podem se exercitar enquanto se divertem. Diversão à parte, esta atividade propõe um grande trabalho muscular com gasto calórico, especialmente das pernas.
Essas são apenas algumas sugestões. Converse com um profissional de Educação Física e você vai descobrir todas as vantagens dos exercícios na piscina.
Lembre-se de solicitar avaliação física a um especialista, antes de iniciar a prática de exercícios, e de manter o tratamento da água sempre dia.
Se ficou alguma dúvida, fale conosco.