O verão está chegando a todo vapor e todos precisamos de algumas precauções para nos protegermos. Quando ficamos excessivamente expostos a fortes temperaturas, nossa saúde acaba prejudicada e podemos ter problemas como desidratação, insolação, cãibras, alergias, problemas respiratórios e até agravamento de doenças crônicas. Os grupos de risco são bebês, crianças, obesos e idosos, mas isso não quer dizer que os demais não precisem se proteger para evitar problemas. Separamos algumas precauções básicas que você precisa ter durante os dias mais quentes do ano.
Evite ficar exposto ao sol das 11h às 17 horas
Os raios de sol menos saudáveis são justamente nesse horário, pois é quando há maior radiação UVB, cuja ação provoca queimaduras, pode prejudicar a visão e atingir o DNA das células, além de ser o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele.
Procure evitar ir à praia em dias de muito calor
Quando vamos à praia em dias de muito calor (e ainda no horário crítico que mencionamos em que o sol está mais forte) a tendência é nos distrairmos e, portanto, não nos protegemos devidamente. Mas, se mesmo assim, você quiser ficar na praia neste período, o dermatologista Leonardo Spagnol, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta: use chapéu, roupas com proteção solar e fique embaixo do guarda-sol.
Use protetor solar diariamente, inclusive nos cabelos
A maioria de nós já sabe que o protetor solar não pode faltar na bolsa e no dia a dia. Quando o verão chega, a atenção tem que ser redobrada! É preciso usar o protetor solar diariamente, inclusive nos cabelos, pois o sol acaba queimando os fios, destruindo a fibra capilar.
Use roupas leves feitas de algodão
Geralmente as roupas escuras e de tecidos mais pesados absorvem mais o calor. Dê preferência a roupas de algodão ou tecidos leves e ainda de cores claras. E opte por sapatos abertos e confortáveis.
Beba bastante água e bebidas isotônicas
O forte calor do verão brasileiro exige reposição constante de líquido para nos mantermos hidratados. Por isso, beba pelo menos 2 litros de água por dia, e procure também beber algum isotônico para repor os sais minerais perdidos no suor.
Evite bebidas com açúcar, bebidas alcoólicas e faça refeições leves
Sim, é importante bebermos bastante líquido no verão para nos mantermos hidratados, mas algumas bebidas acabam prejudicando ao invés de nos revigorar. Por isso, evite refrigerante, bebidas com açúcar e bebidas alcoólicas, pois elas nos desidratam facilmente. Procure também fazer refeições leves e pouco condimentadas para não sobrecarregar o organismo.
Tome vários banhos por dia com água fresca
O banho neste período de calor deve ser com água fresca para favorecer o equilíbrio da temperatura do corpo. Além disso, ele melhora a circulação sanguínea do corpo, permitindo maior relaxamento e descanso.
Fonte: TudoPorEmail
Bruno À.
+Saúde