Em busca de um hotel barato? Conheça o CouchSurfing

19/11/2019 |
Assunto: , Turismo

A maravilha da tecnologia para os mochileiros, o Couchsurfing é a melhor maneira de conseguir hospedagem gratuita em diferentes destinos do mundo.

O sonho de qualquer pessoa que gosta de viajar é encontrar uma maneira barata para se hospedar, não é verdade? Este sonho passa a ser uma verdadeira necessidade, principalmente para os mochileiros que partem rumo à felicidade, carregando apenas uma grande mochila nas costas.

Felizmente e para a alegria geral da nação, hoje em dia é possível contar com um serviço que tem sido a solução para turistas de todos os lugares do mundo. Estamos falando do CouchSurfing, uma rede social, cujo objetivo é oferecer e encontrar “sofás” para se hospedar. Ou seja, você pode se cadastrar, tanto para achar um lugar para ficar, quanto para receber alguém na sua casa.

Skyscanner20191119

Irreverente, o nome da rede faz alusão ao hábito de dormir no sofá, mas não é bem assim. Os inscritos no programa, na verdade, querem oferecer a melhor estadia, com garantia a comodidades como quarto, comida e guia turístico, já que é tudo uma grande troca.

Para participar, não há muitos segredos, basta se cadastrar no site e preencher o perfil, informando tudo o que você puder para se apresentar de uma forma simpática e convincente para ser recebido por estrangeiros.

Feito isso, será necessário se relacionar com outras pessoas cadastradas no site, o que pode ser feito de duas maneiras: informar seu próximo destino e esperar que alguém te convide; ou buscar pessoas que moram na cidade destino e enviar uma solicitação, pedindo para que elas te recebam em casa.

Para os desconfiados de plantão, a boa notícia é que o sistema é superseguro, basta ficar atento. Por exemplo, antes de escolher um lugar para ficar ou de decidir se você deve ou não receber uma pessoa em sua casa, o ideal é conversar bastante, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre os detalhes que podem interferir na convivência entre vocês.

Nesse sentido, leia todas as informações no perfil da pessoa, confira se seu cadastro é validado pelo site, consulte referências e depoimentos e adicione a pessoa em questão em outras redes sociais, como o Facebook. Quanto mais familiarizado vocês estiverem, melhor será a relação de vocês durante a viagem.

Depois de escolher um sofá, anote o endereço e solicite instruções sobre como chegar ao lugar. Peça o telefone de quem vai te receber e informe a sua hora de chegada. Uma vez na casa do CS que te acolheu, aproveite o momento para conversar, trocar ideias e tirar todas as suas dúvidas sobre o destino.

Durante sua estadia, seja o mais organizado possível e respeite os horários e hábitos da casa. Outra maneira de agradar quem está te recebendo é se oferecer para lavar a louça ou coisas do tipo, quem sabe, uma troca de serviços não acaba acontecendo e seu anfitrião te leva a um passeio bem diferente?

Se você foi acolhido por uma pessoa já bastante requisitada no CS, se espelhe na maneira como ela te trata e faça o mesmo ao receber pessoas em sua casa. Isso porque o CouchSurfing é feito para isso mesmo: durante sua viagem, você é hospedado, e na sua cidade você hospeda. Quem não interage e não se relaciona com os membros da rede, dificilmente consegue um lugar para ficar.

E assim funciona o CouchSurfing: bom, simples e sem custo nenhum!

Fonte: Skyscanner

Voltar Próximo artigo