Dicas para aproveitar melhor as aulas de inglês

10/08/2019 |
Assunto: , Educação, Empreendedorismo

O inglês tornou-se, com o passar do tempo, a língua universal dos estudos: tanto para a admissão nos processos seletivos internacionais em função da exigência de certificação internacional de proficiência, quanto para o acompanhamento de cursos de graduação e extensão nos currículos nacionais em função das referências bibliográficas que são, muitas vezes, mundiais. Isso reflete também no mercado de trabalho e justamente por conta disso o idioma deixou há muito tempo de ser um diferencial e passou a ser obrigatório para os que almejam melhores oportunidades no futuro.

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E um dos momentos mais importantes do aprendizado de inglês está relacionado às aulas no idioma. Manter o interesse e o foco pode ser um grande desafio quando é preciso conciliar os estudos com outras obrigações diárias como escola ou trabalho, por exemplo. A motivação costuma ser alta no início do curso, mas com o passar do tempo ou a chegada das férias, por exemplo, o ritmo diminui e a preguiça e o desânimo de estudar podem acabar chegando.

Para não cair nessa situação, veja as dicas que ajudam os estudantes a aproveitar melhor a aula de inglês.

Lembre-se do por que iniciou os estudos e aonde você quer chegar

Toda empreitada, para ser bem sucedida, precisa de um tanto de motivação. E com toda certeza você teve um ótimo motivo para investir seu tempo e dinheiro no aprendizado de inglês. Seja por conta da carreira, pelo prazer de conhecer um novo idioma ou para ingressar em um intercâmbio, lembre-se disso quando desanimar ou pensar em desistir. Isso te ajudará a manter o foco e alcançar o seu objetivo.

Seja participativo durante as aulas

Pense na sala de aula como um laboratório onde os alunos têm a oportunidade de testar seus conhecimentos a todo o momento e, ainda por cima, com a chance de ter os erros revisados e corrigidos pelos professores. Apesar disso, é muito comum que as pessoas se sintam envergonhadas em participar das tarefas de interação em função do receio de cometer gafes na frente dos colegas. Com isso, muitos desperdiçam essa grande oportunidade que é explorar o aprendizado já o aplicando ao próprio objetivo, o que facilita o emprego em tarefas cotidianas.

Aqui, então, a recomendação é fazer o possível para contornar a timidez e o medo de expor suas dúvidas, para, aí sim, aproveitar todos os benefícios que as aulas de idiomas têm a oferecer. Durante as atividades interativas não deixe de trazer tópicos que lhe serão úteis para o objetivo que se tem mente. Quer fazer um intercâmbio? Invista, então, em explorar como apresentar-se, descrever suas habilidades, competências e objetivos e também treine a argumentação. E compartilhe com o professor suas dificuldades e preferências.

Desafie-se

Fazer desafios para si mesmo é importante. Vá dos mais simples e rotineiros, como aprender novas palavras toda semana e ler notícias em inglês, como alcançar nota máxima na prova do curso e aplicar para um exame de proficiência, que valida o seu aprendizado de forma documental. Ao ter desafios a serem vencidos, naturalmente você traça um plano de ação para alcançar o objetivo maior dos estudos e o ânimo fica mais elevado. Com o tempo, essas coisas vão se tornar cada vez mais normais e fáceis, e aí é só subir o nível. O importante é sempre ter novos desafios

Use a internet e o celular como aliados

Você fica muito tempo no celular? Isso não é necessariamente ruim! Afinal, é possível usá-lo como ferramenta de aprendizado. Hoje em dia as lojas de aplicativos do celular e a internet disponibilizam uma variedade infinita de opções, tanto gratuitas quanto pagas, para quem quer praticar o inglês fora da sala de aula. E há possibilidades para todos os gostos: para quem gosta de participar de competições e desafios, para quem prefere praticar interagindo com pessoas de outros países ou para aqueles que querem melhorar a pronúncia sem ninguém por perto. Basta procurar por aquilo que mais lhe agrada. Existem também ferramentas online que ajudam no aprimoramento da escrita

Alberto Costa
Cambridge Assessment English

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