Dicas de Oratória

23/03/2018 |
Assunto: , Imóveis, Treinamento

Falar bem em público é fator primordial para o profissional que deseja se destacar

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Para se manter em evidência no mercado é necessário que o corretor de imóveis reúna características e habilidades específicas para garantir uma performance diferenciada para conquistar os clientes.

Portanto, além de dominar a questão da documentação imobiliária e estar por dentro das novidades e tendências do setor, é fundamental que o profissional aprimore constantemente a comunicação interpessoal, ou seja, a forma de falar com o público alvo.

Então é sempre relevante destacar a importância da oratória, principalmente quando aplicada com características como a argumentação, poder de negociação e influência.

– Quando a gente fala em oratória é importante compartilhar que não diz respeito apenas a falar em público. As pessoas muitas vezes associam a oratória com grandes plateias, mas não é só isso. A oratória está aplicada em todas as esferas de comunicação. Portanto as técnicas utilizadas para um grande número de pessoas podem ser utilizadas para uma reunião e até mesmo para o atendimento de um cliente. Naturalmente, um corretor de imóveis que se expressa de maneira adequada vai ter bons resultados – explica o líder coach, Daniel Lascani, que completa sobre algumas características inerentes ao bom orador:

– O principio básico de uma boa oratória é o conhecimento do assunto. Transmite segurança. Ter tido experiência prática no tema também é importante porque transmite emoção. É impressionante que existem pessoas que tem um dom natural para a comunicação, de saber se posicionar, mas a oratória pode ser desenvolvida, aperfeiçoada por aqueles que não possuem a prática. O carisma é muito importante para cativar aquele que está recebendo a mensagem. Deve-se gerar uma aproximação, usar a linguagem do nós, (nós vamos fazer, nós vamos buscar), ser objetivo e sempre elaborar um roteiro das informações que devem ser passadas.

A oratória serve para transmitir confiança na hora de expressar as opiniões e passar todas as informações inerentes à negociação imobiliária. Para muitos, esse momento gera ansiedade e nervosismo, o que pode ser crucial para impactar de maneira negativa o cliente na hora de decidir se compra ou não o imóvel, fazendo com que o profissional perca oportunidades de fechar bons negócios.

Essa exigência por uma oratória eficaz se faz ainda mais evidente no atual cenário em que o consumidor está mais ciente dos seus direitos e sabe muito bem de suas necessidades.

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O aprimoramento constante das formas de falar em público, seja do maior ao menor número de pessoas, proporciona ao corretor de imóveis vantagens que contribuirão para a conquista de mais credibilidade. Dentre as ações que devem ser adotadas estão a não utilização de vícios de linguagem, expressões regionais e de gírias. O profissional que utiliza uma linguagem mais formal, correta, consegue passar mais segurança ao cliente. Também é fundamental a utilização de um vocabulário perfeito, com as palavras sendo encaixadas de maneira correta.

Quando se fala em oratória, inclui-se também a postura adotada. Entre as imagens que podem transmitir uma sensação negativa estão os braços cruzados e as mãos no bolso, que precisam ser descartadas em uma apresentação ou negociação, pois passam uma ideia de nervosismo e falta de segurança sobre o assunto abordado.

5 DICAS PARA UMA BOA ORATÓRIA

Seja Natural

Além da mensagem transmitida, em uma apresentação com clientes, o profissional precisa agir com completa naturalidade, adotando as palavras e gestos corretos e evitando uma postura artificial. O artificialismo não gera uma boa impressão.

Comunicação Congruente

A palavra pode ser diferente, porém nada mais é que a comunicação em que a voz, a fala e o corpo transmitem a mesma mensagem. Para isso algumas ações precisam ser evitadas, pois podem representar barreiras na eficiência de passar as informações inerentes ao negócio para o cliente. Gestos como ficar passando a mão no cabelo, coçar o nariz, mexer em objetos que não fazem parte do contexto, como ficar apertando a caneta, além de vícios de linguagem como “né”, “tá” e “hein” precisam ser eliminados.

Domine o Produto

Para demonstrar segurança e a tão desejada naturalidade, é imprescindível que o corretor de imóveis conheça bem a carteira de imóveis que está sob sua gestão. Informações como localização, metro quadrado, número de quartos, serviços disponíveis no entorno do imóvel podem garantir maior poder de argumentação ao profissional.

Procure conhecer a pessoa que está te ouvindo

Busque absorver o máximo de informações do cliente para utilizar uma linguagem adequada para que o interessado em adquirir o imóvel possa compreender a mensagem transmitida. Desta forma, o profissional conseguirá o êxito no objetivo de passar todas as informações necessárias e ser compreendido pelo cliente.

Aprenda a respirar melhor

Já percebeu que em certas situações, algumas pessoas possuem dificuldades em concluir uma frase correta ou até mesmo pronunciar algumas palavras adequadamente? Parece que falta fôlego e a sensação é de que o ar nos pulmões é pouco para concluir o ato de falar bem. É preciso aprender a respirar corretamente. Quando se está condicionado a respirar de maneira errada, ou seja, inspirando menos ar do que o suficiente, falar em público passa a ser um tormento, até porque a respiração, apesar de ser um ato natural, é influenciada pelo estado psíquico. Um momento de tensão e nervosismo, por exemplo, fatalmente influenciará no modo de respirar, prejudicando o discurso.

Respirar melhor é um processo de aprendizagem, de readequação. Inicialmente é necessário observar como é a sua respiração. A maneira correta é a que preenche de ar todo o pulmão, fazendo, assim, com que haja a movimentação do diafragma e uma leve projeção da barriga.

Fonte: Stand Edição 40 – Revista do Creci-RJ

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