O Dia Internacional do Riso é celebrado hoje, 18 de janeiro, com o intuito de assinalar a importância do riso para o bem-estar geral. Este simples ato pode trazer vários benefícios tanto para a saúde oral como para a saúde física e mental
Todos gostamos de rir. Ainda assim, existem muitas pessoas que se sentem limitadas ao fazê-lo, por não estarem confortáveis com o seu sorriso. Cientes desta realidade, não nos devemos esquecer da importância de assegurar a saúde oral, para que cada riso seja o mais saudável e genuíno possível. Se o (sor)riso tem o poder de mudar vidas, cuidemos dele.
Assim, neste Dia Internacional do Riso, apontamos alguns benefícios do riso para a saúde:
Melhoria do sistema imunológico
Rir pode estimular a produção de células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do corpo contra agentes patogénicos, tais como vírus, bactérias e algumas patologias, promovendo a saúde geral.
Melhoria da função cardiovascular
Durante o riso, os vasos sanguíneos dilatam, possibilitando um aumento do fluxo sanguíneo e controle da pressão arterial, algo benéfico para o coração.
Alívio da dor
Durante o riso libertamos endorfinas, ou seja, substâncias químicas naturais do corpo que atuam como analgésicos e que, por isso, inibem a transmissão da dor. Rir aumenta também os níveis de serotonina, outro neurotransmissor associado ao humor. Essas substâncias contribuem para uma sensação de felicidade e relaxamento, o que pode ajudar a aliviar temporariamente a dor.
Redução do estresse e melhoria da qualidade do sono
Rir diminui a secreção de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse. Assim promove o relaxamento do corpo e ajuda a dormir melhor.
Aumento da autoestima
A felicidade e o bom humor, potenciados através do riso, elevam a autoestima, proporcionando uma maior autoconfiança e segurança. Deste modo, ao afastar certas sensações negativas, como o estresse e a tensão, o riso ajuda a reduzir o risco de possíveis sintomas de depressão e ansiedade. Além disso, um sorriso saudável é também um importante fator para a autoestima, com impacto na vida pessoal, profissional e familiar.
Fonte: SAPO
Abílio Pereira Fernandes
+Odontologia