Conhecendo o Nordeste: Lençóis Paracuruenses – Ceará

21/09/2021
| Colunista: , Sandro de Moura
|
Assunto: , Turismo

Visite os Lençóis Paracuruenses. Um paraíso na terra. Se ainda resta
alguma dúvida de que o Ceará é um dos lugares mais lindos do Brasil,
é porque você ainda não conhece os Lençóis Paracuruenses

SandroDeMoura20210921

Os Lençóis Paracuruenses vêm despertando a atenção de turistas graças à sua semelhança com o fantástico Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A atração faz parte do município de Paracuru, localizado a 80 quilômetros de Fortaleza e vem atraindo adeptos de Kite e Windsurf de todo o mundo.

Paracuru tem 20 km de litoral, com praias, dunas, lagoas, riachos e coqueirais como atrativos naturais. Quando a maré está baixa, piscinas naturais se formam na beira da praia, onde habitam espécies de peixes, crustáceos e outros animais marinhos.

São quilômetros e mais quilômetros de dunas e, em cada depressão, uma nova lagoa. Em constante movimento por conta dos ventos fortes, a visão paradisíaca nunca é a mesma e se apresenta como uma experiência única para cada visitante.

A composição entre as areias e lagoas é resultado das precipitações e do afloramento do lençol freático. Em resumo, a água da chuva fica armazenada na região, após o período chuvoso.

SandroDeMoura20210921Centro

Apesar de pouco conhecido, o município já possui uma ótima estrutura hoteleira, com tipos de hospedagem para todos os perfis e bolsos.

Quando ir
Como dito, o fenômeno de composição de piscinas naturais em meio às dunas depende da precipitação. Em períodos sem chuva, elas secam e desaparecem. Dessa forma, o melhor período para visitar os Lençóis Paracuruenses é entre os meses de julho e outubro.

Como chegar
Paracuru está situada a 85 quilômetros de distância da capital do estado. A rodovia CE-085 liga as duas cidades e o trecho entre elas é todo duplicado. Recomenda-se, portanto, partir de Fortaleza de carro ou de transporte público (saindo do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé).

As dunas ficam bem próximas do centro do município e qualquer morador da região saberá indicar o melhor caminho para chegar até elas.

ORIENTAÇÕES AOS VISITANTES
SandroDeMoura20210921Buggy* Não é permitido andar de carros pelos Lençóis Paracuruenses, se trata de uma Área de Preservação Ambiental Permanente
* Recolha o seu lixo
* Som alto também não é permitido
* Use protetor solar
* Sempre ande em grupo
* Não mexa com os animais locais, viu um ninho de pássaros, desvie o caminho
* Beba bastante água para evitar desidratar

Outras atrações
Para além do Parque das Dunas, Paracuru está repleta de atrações incríveis. As praias, por exemplo, são grandes destaques: Praia da Barra, Praia da Pedra Rachada e Jericoara.

+Sandro de Moura
+Conhecendo o Nordeste
+ Turismo

Voltar Próximo artigo