O QUE EU PRECISO TER E FAZER PARA SER UM CORRETOR DE SUCESSO
Todos que entram nesse ramo têm o mesmo intuito, conseguir se destacar no mercado, vencer as dificuldades, e fechar o maior número de transações possíveis em escala crescente conseguindo se solidificar no mercado, mas existem alguns passos que podem ser iniciados pelo profissional rumo a essa trajetória de sucesso.
Trazendo sempre o comportamento para o cenário atual, a primeira ideia que o corretor precisa ter é de inclusão aos novos meios e métodos de se relacionar com o mercado e aos novos mecanismos disponíveis para seus negócios, que acaba sendo a tangente para muitos obstáculos surgidos no caminho. Porém é claro que algumas características tradicionais são indispensáveis ao êxito da profissão, com o adendo que em tempos passados essas condutas eram tidas como diferencial já nos tempos atuais não passa de requisitos obrigatórios. Algumas dessas características: Ético, ter postura, comprometido, ouvinte, dedicado, planejador, estudioso e focado.
Mas o mercado não é mais o mesmo, são outras nuances, outras projeções que criam novas perspectivas e exigem novas atitudes do profissional, e este para se manter ativo, próspero, precisa aderir a esse modelo flexível com o meio permitindo a troca de informações, entender suas necessidades, reconhecer suas objeções, permitir ser adaptável às novas diretrizes do ramo, confiando e apostando na qualidade do serviço prestado a sociedade, porque apesar do incentivo que a globalização empenha na inserção de novos mecanismos no âmbito profissional para se conquistar novos e melhores resultados, a máquina jamais substituirá o homem tendo esse o dever de cumprir de maneira exemplar e com muita responsabilidade suas atribuições.
Com as transformações evidentes na área da corretagem, o atual corretor precisa galgar novas direções e adquirir outras características para alcançar o sucesso na profissão. E com nova demanda de consumidor, o corretor precisa de novos meios de relacionamento com o cliente, precisa trabalhar sua imagem e proposta independente de ligação com alguma imobiliária, criar marketing pessoal. Outra prática a ser assumida é a criação de networking, estabelecer parcerias com corretores comprometidos com a ética e honestidade acima de tudo.
É extremamente evidente a exigência por prazos curtos e resoluções rápidas, é o principal ponto que o corretor precisa absorver e se adaptar. Se tornar disponível o máximo de tempo e de fácil acesso para sanar dúvidas dos clientes executando com a mesma eficiência e cordialidade do atendimento pessoal, então ter apenas contato por telefone hoje em dia é obsoleto, é necessário ter opções de atendimento, marcar maior presença online, criar perfil nas redes sociais traz uma maior proximidade com o público, já que as informações estão na palma da mão do cliente, além de realizar o marketing pessoal e efetivar o networking, e por isso, também é de responsabilidade do profissional o comprometimento com o conteúdo das informações ali alocadas. Faz parte desse panorama também a criação de um site pessoal, com domínio próprio, pois traz maior credibilidade e seriedade, focando na qualidade da produção da página, exigindo que seja responsivo e intuitivo, com todas as ferramentas que facilitem a navegação do cliente, porque as estatísticas comprovam que a maioria dos acessos às informações é feito por aparelhos móveis, logo há uma variação de especificações e dados técnicos, porém a informação precisa chegar de maneira homogênea a todos, especialmente pela urgência do agora nas necessidades do cliente e se o corretor não suprir essa exigência tende a perder para a concorrência que não comete tal deslize.
Estar antenado e atualizado é mais do que uma necessidade, é uma obrigação, e se torna um diferencial quando por vontade própria o corretor busca cursos de qualificação e especialização, inclusive por áreas que circulam os arredores da profissão. É muito distinto quando, por exemplo, o profissional utiliza dos seus meios de comunicação com o cliente para não somente fazer divulgação de seus serviços e imóveis disponíveis (é claro que esse posicionamento também angaria respostas positivas, quando efetuada com equilíbrio), mas também para comunicar sobre as tendências em decoração e arquitetura, ou as mudanças na legislação, ou alguma notícia relevante dentro da área onde aqueles clientes estão inseridos. Ou até mesmo no momento da intermediação da transição imobiliária, em que além de mostrar os imóveis compatíveis com o perfil do cliente ainda presta todo um serviço de documentação e consultoria a respeito dos trâmites para compra e venda, esse comportamento vem nutrido de comprometimento e responsabilidade na relação com o público onde as transações são frutos desse bom relacionamento.
Já foi registrado acima a questão do networking, porém é tão importante a sua construção que vale ressaltar aqui algumas iniciativas que são bem vindas:
* Primeiramente sempre se fazer ser visto, participar de feiras, eventos, congressos, workshops e outros eventos do setor, pois além de agregar conhecimentos técnicos para aplicar no dia a dia da função ainda amplia o leque de conhecidos no ramo, uma ocasião para interagir, e muitas vezes sair dali com parcerias firmadas.
* Fazer parte de sindicatos e entidades da classe é mais uma oportunidade de ampliar a rede de conhecimento como também uma forma de defender os direitos da categoria.
* Produzir cartão de visita também afirma essa prática, contendo todos os meios de contato com o corretor e aproveitando a inserção da tecnologia no mercado, vale inserir um QR Code no cartão onde ali consegue encontrar todas as informações básicas e necessárias do corretor, além de transmitir comodidade ao cliente e praticidade.
* Ainda pairando sobre a questão do networking, cabe alimentar a ideia de investir em um CRM – Customer Relationship Management, que é uma ferramenta para integrar todas as informações de clientes e parceiros em um só lugar.
Todas as inovações que o corretor pode incluir no seu método de captação de clientes e imóveis caminham em parceria com a constante atualização e estudo do mercado e seu viés, e para absorver novos conhecimentos também usufrui de uma gama de instrumentos, são cursos gratuitos e alguns até na modalidade online, podcast, e-books, portais de notícias com dicas, programas de gestão, CRMs, programa de emissão de boletos e contratos, aplicativos e soluções mobile e tantos outros.
Ou seja, o perfil do profissional moderno é repleto de inovações informatizadas que auxiliam no exercício da função com praticidade e de maneira eficaz, juntamente com a facilidade de contato do profissional, e de seu atendimento sempre de maneira responsável e personalizada. Essa junção de novos mecanismos com atendimento dinâmico e categórico traça a silhueta do atual corretor de imóveis de sucesso.
Fonte: E-BOOK: Caminhos da Profissão – Creci-RJ
BAIXE AQUI