O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Devido à sua atratividade estética e razoável tolerância à seca, é utilizado em arquitetura paisagista, especialmente em áreas com clima mediterrânico. É considerada fácil de cultivar para jardineiros principiantes, tendo uma boa tolerância a pragas.
Pode ser propagado a partir de uma planta já existente, através do corte de um ramo novo com cerca de 10 cm, retirando algumas folhas da base e plantando diretamente no solo.
Utilização Culinária
Fresco ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.
Aplicações Medicinais
Utilizado como um remédio natural para uma variedade de doenças ao longo dos séculos. Confira alguns dos seus benefícios.
Melhora a memória: o alecrim tem propriedades que aumentam a memória. Estudos realizados mostraram que o alecrim contém ácido carnósico que tem propriedades neuro-protetoras que ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória que acontece com o envelhecimento.
Melhora o humor: o mesmo estudo que descobriu que o cheiro do Alecrim melhorou a memória das cobaias, também descobriu que o humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle.
Melhora a enxaqueca: o alecrim é um popular remédio natural para enxaqueca há séculos. Ferva um pouco de alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando alecrim pode melhorar a memória e humor, este método também pode ajudar com a função da memória e colocá-lo em um melhor estado de espírito.
Alívio de dores: ele não só ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, mas o óleo essencial presente no alecrim também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite, dores musculares e outras dores como, articulares e musculares.
Agente antiinflamatório: o alecrim contém dois antiinflamatórios poderosos, o ácido carnósico e o carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos inibiram a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo. Ele também inibiu a produção de excesso de óxido nítrico, que também desempenha um papel importante no processo inflamatório.
Ajuda no fortalecimento do sistema imune: o alecrim estimula o sistema imunológico, graças a suas propriedades antioxidantes, antiinflamatórios, e as propriedades anticancerígenas.
Agente Antibacteriano: estudos descobriram que o alecrim tem poderosas propriedades antibacterianas contra H. pylori (bactéria que causa úlceras de estômago) e estafilococos infecções.
Benefícios para a saúde digestiva: o alecrim é muitas vezes usado para ajudar a tratar problemas digestivos, como dor de estômago, prisão de ventre, indigestão, e quase qualquer outro problema digestivo relacionado. Ele também ajuda a prevenir doenças transmitidas por alimentos, quando ingeridos com os alimentos, como, carne ou ovos.
Crescimento do cabelo: estudos iniciais mostraram que o alecrim pode estimular o crescimento do cabelo. O estudo descobriu que as pessoas com alopecia, uma doença que faz com que o cabelo caia, tiveram um significativo crescimento do cabelo depois de esfregar alecrim, lavanda, tomilho e madeira de cedro em seu couro cabeludo durante sete meses.
Melhora a Circulação: o óleo de alecrim é muitas vezes aplicado frequentemente como um remédio natural para má circulação, embora não tenha havido estudos que provem esse efeito.
Possui propriedades diuréticas: o alecrim é um diurético leve, o que significa que ele pode ajudar a se livrar do inchaço e retenção de água no organismo. Além disso, quando utilizado regularmente, pode ajudar no aumento do fluxo da urina e ajudar a função dos rins em níveis ideais.
Benefícios para saúde respiratória: o alecrim é um ótimo remédio natural para problemas respiratórios. Respirando o cheiro do óleo essencial pode ajudar com o congestionamento devido a resfriados, alergias, infecções respiratórias e gripe. Além disso, você também pode ferver alecrim fresco em uma panela de água, coloque-o em uma tigela, e respirar o vapor para ajudar a limpar os pulmões e garganta. Isso também irá ajudar com dores de cabeça associada a doenças respiratórias.
Ajuda na desintoxicação do fígado: o alecrim tem sido usado para tratar problemas de fígado por centenas de anos. Um estudo revelou que o extrato de rosmaninho reduziu cirrose em ratos que receberam tioacetamida, um composto que é tóxico para o fígado. Ele também impediu danos ao fígado a partir de tetracloreto em ratos e camundongos.
Alecrim é um agente antienvelhecimento: o alecrim é um ingrediente popular para antienvelhecimento da pele, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora a aparência da pele em geral.
Fonte: Saúde Dica
Ana Karolynne Goncalve