A administração de imóveis é um grande desafio para os proprietários, pois envolve questões burocráticas como contratos, documentos e negociações relacionadas à locação ou venda
Porém, existe um serviço para facilitar a vida de quem investe em casas ou apartamentos por meio da terceirização do relacionamento com os inquilinos, cumprimento de leis e regras, dentre outros pontos importantes.
Ou seja, com a administração de imóveis o cliente é assessorado para mantê-los dentro dos padrões de regularização e também atrativos para receber novos moradores.
O que a lei diz sobre essa prática?
O Artigo 653 da Lei 10.406 do Código Civil defende o seguinte:
“Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato”.
Portanto, um proprietário pode, com respaldo da lei, contratar uma imobiliária e terceirizar a administração de seu imóvel.
O que uma administração de imóveis completa inclui?
A administração de imóveis, como o próprio nome sugere, é o gerenciamento de um patrimônio a fim de garantir sua integridade, mantê-lo dentro das leis e demais regularizações e prepará-lo para uma venda ou locação.
Sendo assim, um serviço completo precisa incluir diferentes atividades voltadas para o mesmo objetivo. Algumas delas são:
Avaliação e divulgação do imóvel
A vistoria de um imóvel é o processo de avaliação da estrutura a fim de levantar quais partes precisam ser reparadas ou mantidas. Tudo isso, claro, com foco em manter a casa ou apartamento valorizado em relação ao mercado.
A divulgação também é responsabilidade da imobiliária e ela escolhe onde e como anunciar, mas em troca disso recebe uma porcentagem do valor da venda ou aluguel, que geralmente varia de 8% a 10%.
Vistorias de saída do inquilino
Se há a necessidade de uma checagem antes do imóvel ser ocupado, também é preciso reavaliá-lo após o término do contrato de locação. Com isso, é possível seguir as cláusulas previstas e assegurar-se de que elas foram cumpridas por parte do cliente.
Cobranças e negociações de dívidas
Cobrar alguém não é uma situação fácil e tampouco agradável, concorda? Para isso, uma administradora de imóveis também pode ajudar com cartas de cobrança para reduzir a inadimplência!
A imobiliária entra em contato com os inadimplentes e faz o repasse dos aluguéis sem prejudicar os lucros do proprietário do imóvel.
Emissão e envio dos boletos
Inquilino – Imobiliária – Proprietário, essa é a lógica a ser seguida quando se contrata uma administração de imóveis. Ou seja, o proprietário nunca negocia diretamente com o cliente, pois tem o administrador como mediador.
Isto é, a emissão e envio dos boletos, assim como as cobranças retroativas, também são feitas pela imobiliária e o proprietário não precisa se preocupar!
Automação das atividades
A administração dos imóveis, para ser eficiente, deve contar com um sistema imobiliário para automatizar e otimizar as tarefas administrativas.
A principal vantagem de um software de gestão é que com ele tudo é feito de maneira planejada e inteligente para que erros não sejam cometidos e o serviço seja ainda mais completo e vantajoso ao cliente.
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