VINHOS DE PORTUGAL

18/07/2018
| Colunista: , Raphael Mariano
|
Assunto: , Vinhos

ArteDosVinhos20180718

Os vinhos portugueses são o resultado de uma sucessão de tradições introduzidas em Portugal pelas diversas civilizações, como os fenícios, cartagineses, gregos e, acima de tudo, os romanos.

Portugal possui uma das produções vinícolas mais premiadas do mundo. Graças a uma feliz combinação envolvendo clima, solo, grande diversidade de uvas e ainda, profissionais competentes e conceituados, o país vem conseguindo produzir ótimos vinhos ao longo dos anos.

Os vinhos portugueses são conhecidos pela variedade de uvas encontradas na região: são mais de 250 espécies de uvas nativas. Atualmente, Portugal ocupa a 11° posição entre os países produtores de vinho no mundo.

Para um português, falar sobre vinho é, acima de tudo, abordar um dos produtos que, ao longo da história, mais contribuiu para que o país fosse conhecido comercialmente no exterior.

Em relação à qualidade do vinho Portugal tem, sem sombra de dúvida, uma enorme relevância no panorama internacional.

O trabalho de muitos portugueses, homens e mulheres, tornou possível paladares tão famosos quanto o mundialmente famoso Vinho do Porto.

O vinho do Porto é uma das bebidas mais apreciadas e conhecidas em todo o mundo. Originário da região de Douro, em Portugal, ele se destaca por ser fortificado e por suas características marcantes, como a cor, os aromas, a doçura natural e o elevado teor alcoólico.

A chegada do vinho português ao Brasil

É possível afirmar que os primeiros vinhos que chegaram ao Brasil foram os chamados Pera Manca, do Alentejo, trazidos em embarcações comandadas por Pedro Álvares Cabral. No entanto, foi Brás Cuba, um fidalgo nascido no Porto, que se tornou o primeiro viticultor do país, se aventurando no plantio na chamada capitania de São Vicente.

Arte dos Vinhos – Um pedacinho de Portugal no Rio de Janeiro

Voltar Próximo artigo