Viajar serve para acumular experiências, não preocupações
Por isso, além de escolher o destino, reservar passagens, arrumar malas e organizar tudo o que vai levar, é preciso ficar bem atento ao que você vai deixar aqui, ou seja, a sua casa.
Para não ter surpresas desagradáveis na volta, é fundamental ficar atento à segurança, à arrumação e a todos os detalhes de funcionamento da sua residência, seja uma casa ou um apartamento. Preparamos um roteiro para você não esquecer nenhum detalhe e começar a sua viagem de cabeça fresca. É fazer o check-list e se preparar para o check-in.
* Tranque ou trave bem todas as portas e janelas, de tão importante, esta é a primeira da lista. Se você mora em casa, a atenção tem que ser redobrada. Tranque também as portas dos cômodos internos pelo lado de fora da porta, pois se algum gatuno conseguir entrar pela janela, terá mais uma barreira a romper antes de acessar o restante da casa.
* Feche os registros de água e gás, evite acidentes, vazamentos e despesas desnecessárias.
* Desligue tudo da tomada. Chuvas, picos de energia e outros problemas com a rede elétrica podem queimar seus aparelhos eletrônicos e até causar incêndios.
* Atenção às luzes. Para economizar energia, desligue o máximo de luzes que você puder, mas não se esqueça de manter algumas acesas para a casa não parecer vazia. Coloque as luzes de segurança em temporizadores ajustáveis.
* Limpe a geladeira, mesmo que vá ficar poucos dias fora, descarte tudo o que pode apodrecer.
* Lave a louça, esvazie o lixo, feche ralos e tampas das privadas. Insetos e outros animais podem querer visitar sua casa na sua ausência. Previna-se para que isso não aconteça.
* Esconda os bens de valor. Opte por lugares improváveis ou, melhor ainda, cofres protegidos contra incêndio.
* Não vai de carro? Peça a alguém para dar uma olhada. Algum amigo ou parente pode ficar encarregado de ligar o motor pelo menos uma vez por semana para que a bateria não descarregue. Lembre-se também de deixar o veículo estacionado em um lugar coberto e protegido, se possível. Não deixe o controle da garagem dentro do carro.
* Suspenda a entrega de jornais e revistas. Peça a um vizinho ou parente que recolha jornais, revistas, cartas etc. Outra boa medida é pedir a suspensão temporária das suas assinaturas. O acúmulo de correspondência é um dos mais claros sinais de que não há ninguém no imóvel.
* Fale e poste somente o indispensável. Evite comentar com pessoas desconhecidas sobre a data de ida e volta. Redes sociais? Atualize-as com as fotos da viagem somente quando voltar.
* Deixe com o porteiro o nome das pessoas que estão autorizadas a visitar seu imóvel. Se morar em casa, deixe seu contato com um vizinho de confiança, para que ele avise se houver algum imprevisto.
* Peça para alguém de confiança visitar sua casa periodicamente e checar se está tudo em ordem, abrir as janelas para renovar o ar, regar as plantas, pegar a correspondência e passar a impressão de uma rotina normal.
Conferiu tudo? Ótimo. Boa viagem e divirta-se bastante. Na volta, tudo vai estar em ordem como você deixou.
Fonte: Renascença Revista Eletrônica – Jul/Ago/Set 2018
+Renascença Administradora de Imóveis