Tecnologia: Inimiga ou Aliada?

06/09/2019 |
Assunto: , Imóveis, Tecnologia

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Como a tecnologia pode ser uma excelente
ferramenta na mão do profissional

A evolução da sociedade é algo perceptível em qualquer aspecto, e um panorama absolutamente notório desse constante desenvolvimento é a tecnologia, a qual todos estão imersos em suas progressões no dia a dia. Toda a dinâmica de vivência atual se dá em torno da ascensão da tecnologia, e na esfera profissional não é exceção, sendo ainda atributo essencial para se tornar e se manter um distinto especialista atuante no mercado.

Em se tratando do ramo imobiliário, é o mesmo caminho, apesar de haver alguma resistência em acompanhar essas transformações. É necessário desmistificar muitos conceitos e julgamentos inadequados para que o profissional não se sinta engolido ou até mesmo substituível em seu ambiente de trabalho, porque afinal, a tecnologia não é inimiga do corretor e sim uma nova ferramenta que sendo estudada, dominada, bem aproveitada e aplicada; quebra tabu, revoluciona a área atuante e seguramente angaria novos resultados positivos para o profissional, atraindo novas perspectivas de objetivos e pretensões elevadas.

O mercado imobiliário por ele mesmo não é uma constante, seu fluxo de movimentação é subordinado a uma cadeia externa de segmentações mistas que influenciam ditando o próximo passo e insinuando por quais novos caminhos irá percorrer a profissão. E em meio a essa oscilação de momentos, a tecnologia não somente se instaurou como se consolidou solenemente trazendo novas possibilidades de negociações e novas formas operantes no mercado atual com múltiplos recursos na captação e realização de novas transações.

Mas como então, ainda há profissionais que não acompanham essa inovação e enxergam todas as novas tendências com objeção e ceticismo? Para galgar caminhos rumo ao sucesso é necessário enfrentar as dificuldades diárias assim como se confrontar com suas convicções juntamente com a percepção e clareza que paradigmas são modelos e não padrões, ou seja, eles podem ser descontruídos cedendo espaço para novos painéis de êxito. E é esse o momento atual do corretor de imóveis, tendo como garantia que as relações humanas jamais serão substituíveis por um âmbito informatizado, porque o cliente moderno exige praticidade e objetividade em suas negociações, mas, definitivamente, preserva a sensação de segurança que é experimentando e assegurado unicamente ao ter contato humano com o intermediador da transação, ou seja, o profissional corretor de imóveis.

Então como utilizar a tecnologia como nova parceira de trabalho? Partindo da atmosfera confiável que se sustenta para o corretor no seu campo de atividade de que é o contato direto com o profissional que traz a consistência e credibilidade fundamental para estabelecer qualquer negociação, o corretor tendo essa visão ampliada estuda o novo perfil dos clientes e suas demandas, sempre voltado para sua área de atuação e impulsiona suas atividades. É absolutamente nítido que o ponto chave é o tempo, que se tornou escasso, e por isso todo procedimento de otimização é visto como vantajoso, encaixamos aqui os aplicativos, softwares e mecanismos desenvolvidos com essa intenção.

Aquela postura tradicional do corretor e imobiliárias de colocar a placa de sinalização de aluguel e/ou venda na frente da propriedade, a descrição sucinta do imóvel em uma página de jornal, panfletagem com intenção de divulgar imóveis disponíveis; toda essa forma clássica de captação de clientes e imóveis está obsoleta. Para atrair e iniciar um processo de venda ou locação com o cliente hoje exigem-se novas abordagens, novas iniciativas para cativá-lo, principalmente porque o público atualmente é mais rigoroso e seletivo nas requisições dos produtos e serviços além de deter conhecimento através da internet, ou seja, quando o cliente entra em contato já tem uma gama de informações obtidas mediante próprias pesquisas acerca do que deseja.

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Assim sendo, alguns mecanismos estão ganhando maior visibilidade e aplicação embasada nas novas demandas do mercado, como a captação de imóveis e públicos em que agora se faz através das redes sociais, o alcance e destaque da informação é muito maior do que as tradicionais táticas e o melhor de tudo, de forma gratuita. Nesse nicho inclui até mesmo criação de site, onde são publicados vídeos e fotos em grande qualidade deixando tudo mais acessível com informações transparentes a respeito da área de atuação e imóveis disponíveis, não podendo deixar de mencionar o cuidado com o layout do site já que muitos acessam de dispositivos móveis diversos e demonstra comprometimento quando há a adequação entre as plataformas utilizadas.

E nessa parte de captação de clientes, os atuantes que ainda não se adequaram tendem a perder cada vez mais espaço enquanto os que se harmonizaram com o meio estão explorando novos caminhos e revelando maiores horizontes; outro exemplo é a utilização de óculos de realidade virtual onde sem desperdiçar tempo o cliente consegue visitar mesmo que remotamente diversos imóveis simultaneamente para assim fazer uma visita presencial mais direcionada e objetiva, um segundo aspecto dessa propagação é que mesmo se o imóvel estiver em construção é possível visualiza-lo como finalizado; outra forma de utilização da tecnologia é captação de imagens por intermédio de drones que possibilita não somente uma leitura do imóvel como do entorno e assim o cliente consegue avaliar também a vizinhança; outra forma de inclusão da tecnologia no ramo é a utilização de QR codes nos anúncios de vendas que funciona da seguinte maneira: o cliente faz a leitura do código através da câmera do celular, e em um clique as informações sobre o imóvel são disponibilizadas na tela do aparelho; mais uma vantagem dessa modernização são os chatbot e atendimento virtual que respondem automaticamente os usuários, sanando suas dúvidas e caso essas dúvidas persistam direcionam o cliente para um atendente, dessa forma se evita o desgaste do cliente com a imobiliária e/ou corretor.

Sobre a utilização e implantação dessas tecnologias na rotina do corretor, além de gerar aproximação com o cliente, trazendo conforto, segurança, proximidade, tendo a deixá-lo mais inclinado para efetivação do negócio, traz outros benefícios para ambas as partes, como a otimização dos procedimentos, redução do tempo gasto em todo processo, economia com materiais burocráticos já que passa a utilizar de recursos e ferramentas de automação e digitalização, como também maior segurança em todo processo.

Ou seja, a chegada da tecnologia não ocasiona a substituição do corretor no ramo e sim a expansão de mecanismos para sua atuação no setor.

Fonte: E-BOOK: Caminhos da Profissão – Creci-RJ
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