Subir escadas: realmente emagrece?

20/08/2021 |
Assunto: , Atividade Física, Saúde

Subir e descer escadas é um bom exercício para favorecer a perda
de peso, tonificar as pernas e combater a celulite

TuaSaude20210820

Esse tipo de atividade física queima calorias, sendo um bom exercício para queimar gordura e ao mesmo tempo fortalecer as coxas e o bumbum.

No entanto, para subir escadas de forma segura deve usar um tênis para caminhada ou corrida, já que possuem um bom amortecimento na sola, diminuindo o impacto nas articulações, e usar roupas confortáveis.

Além disso, é importante não estar carregando peso apenas em um lado do corpo, pois assim é possível evitar que uma articulação seja sobrecarregada.

No caso de estar acima do peso, é importante ter cuidado ao subir as escadas, devendo essa atividade ser acompanhada por um profissional de educação física para que sejam evitadas lesões.

Como usar as escadas para emagrecer

Subir e descer escadas ajuda no processo de perda de peso porque promove aumento da frequência cardíaca e do metabolismo, favorecendo a queima de gordura e o ganho de massa muscular. Porém, para isso acontecer é importante que seja mantido um ritmo constante e que seja feito com certa intensidade e frequência.

Inicialmente pode-se subir escadas num ritmo mais lento e aumentar de forma progressiva para que se consiga queimar mais calorias e estimular a corrente sanguínea, o que traz mais benefícios para o sistema cardiovascular e ajuda a prevenir doenças, como infarto e AVC, por exemplo.

Outros benefícios de usar as escadas

Além de ajudar no processo de perda de peso, subir e descer escadas também tem outros benefícios para a saúde, sendo os principais:

* Fortalecer os músculos das coxas e do bumbum;
* Ajudar a combater a celulite e a má circulação;
* Estimular a circulação sanguínea e proteger o coração;
* Aumentar a sensação de bem-estar devido à liberação de serotonina no sangue;
* Diminuir o estresse por ajudar a baixar os níveis de cortisol do sangue;
* Diminuir o risco de trombose, osteoporose e fraturas;
* Evitar a formação de varizes, já que melhora o retorno venoso;
* Melhorar o condicionamento físico e a respiração.

Algumas orientações importantes para tirar o melhor proveito das escadas são: estar próximo do corrimão para se segurar, caso seja necessário, subir apenas 1 degrau de cada vez, não correr nas escadas enquanto não tiver um bom preparo físico, não carregar vários volumes nas mãos e não usar escadas com piso escorregadio.

Subir escadas faz mal?

Apesar de ser um ótimo exercício para emagrecer, o uso das escadas como forma de atividade física deve ser evitada por pessoas com alguma alteração no joelho como artrose ou condromalácia, por exemplo. Nesses casos a articulação encontra-se danificada e geralmente há fraqueza dos músculos da coxa, o que força ainda mais a articulação, podendo agravar a situação.

Outras situações que fazem com que o uso das escadas para exercício seja desaconselhado incluem os problemas cardíacos, como arritmia, de visão e as doenças respiratórias que dificultam a passagem do ar. Nesses casos é importante conversar com o médico antes de adotar as escadas como estilo de vida ou tipo de atividade física.

Subir escadas também pode ser desaconselhado principalmente no final da gravidez, porque nessa fase a mulher fica mais desequilibrada e pode cair, causando danos à sua saúde e também a do bebê.

Fonte: Tua Saúde
Carlos Bruce – Personal Trainer
+Saúde

Voltar Próximo artigo