O síndico não poderá usar de seu limitado poder de representação
para solucionar, em seu favor, contendas pessoais com moradores
NÃO SEJA VISTO COMO DONO DO CONDOMÍNIO
Isso acontece, normalmente, quando o síndico quer administrar sozinho, mesmo tendo um grupo preparado e posto a ajudar.
As decisões do síndico têm que estar embasada em documentos.
Ele não pode e nem deve fazer apenas por fazer.
O síndico não pode ultrapassar os limites do cargo, pois ele foi eleito para fazer o melhor, e não abusar do cargo para proibir ou não proibir tudo, que ele quer
SÍNDICO GASTADOR
Existem síndicos que adoram reformar as áreas comuns, comprar mobiliários novos, decorar os ambientes, modernizar os elevadores, recepção e salão de festas. O problema é quando realizam obras e compras de valores expressivos ignorando o dever de, primeiramente, obter prévia autorização da assembleia.
Essas atitudes, muitas vezes demonstram desequilíbrio, podendo em alguns casos configurar má-fé do administrador. Contudo, independente da intenção do “gastador autoritário”, cabe a ele a obrigação de indenizar pelos prejuízos causados à coletividade condominial.
MULTAS
Um ponto que pode levar o síndico a ganhar o predicado de autoritário é a aplicação de multas sem bom senso.
É claro que o representante do condomínio deve zelar pelo cumprimento das regras no local, mas isso nem sempre significa sair distribuindo multas e advertências em todas as oportunidades.
Vale lembrar que o síndico não deve agir por vontade própria. Em casos de barulho, por exemplo, ele deve receber reclamações de mais de um morador e, aí sim, tomar uma atitude.
E o ideal é que a primeira ação a ser tomada seja uma conversa amigável com o perturbador. Depois de advertido verbalmente, manda-se um advertência por escrito. Só depois disso é que se multa o infrator.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SER AUTORITÁRIO E AUTORIDADE?
Não confunda autoritário com autoridade. O autoritarismo é o poder imposto, sem que haja com isso o reconhecimento daquele que é autoritário como alguém de autoridade.
Autoridade tem a ver com admiração e respeito, não somente com obediência e submissão. Ser autoritário é justamente querer impor aquilo que não é legitimado.
O QUE DEVO FAZER PARA NÃO SER UMA PESSOA AUTORITÁRIA?
Seja flexível. Pessoas mandonas não são flexíveis porque não abrem espaço para imprevistos e odeiam ter que adaptar seus planos. Aprenda a ser maleável e parar de esperar que tudo aconteça de determinada forma.
Leia também: Conflitos em Condomínios
Tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Entre em contato para uma conversa.
+GBS – Advocacia & Gestão Imobiliária