Viva essa experiência
Sergipe é cultura e muita história, sem contar suas belas praias de grandes faixas de areia e águas mornas. Apresenta ainda estuários, manguezais e dunas, formando um espetáculo natural.
Oferece atrativos de Norte a Sul, a começar pela capital sergipana, com 30 km de praias, museus e mercados. As cidades históricas de São Cristovão, a quarta cidade mais antiga do Brasil, e de Laranjeiras, a cidade berço da cultura negra e do folclore do Nordeste.
O Cânion do Xingó (um dos 10 destinos mais bonitos do Brasil) é o resultado do trabalho do homem e da natureza em pleno sertão sergipano.
A Foz do Rio São Francisco, o encontro do rio com o mar.
Resultado de diversas influências culturais, a gastronomia sergipana tem sabores e gostos que valem a experiência.
Passeios Sugeridos
* Tour pela orla de Aracaju.
* Foz do Rio São Francisco, o encontro do Rio São Francisco com o mar.
A 140 km de Aracaju, sentido norte do estado, chega-se a cidade de Brejo Grande. Uma embarcação levará ao encontro das águas na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas.
* Crôa do Goré, um pequeno santuário ecológico.
Neste passeio você poderá contemplar o charme e a elegância das mansões do Mosqueiro, a vida dos manguezais, a imponência da ponte Joel Silveira, a foz do rio Vaza Barris com a Ilha dos Namorados e o Viral, numa navegação de catamarã.
* Passeio em direção à divisa dos Estados de Sergipe e Bahia, onde se encontra a Praia do Saco e o Mangue Seco.
Da Praia do Saco, área de preservação ambiental navega-se em direção ao Mangue Seco, que é vilarejo de pescadores que tem seu encanto, pela simplicidade singular do local que serviu de inspiração ao escritor Jorge Amado no romance Tieta do Agreste.
* Explorar a capital, Aracaju, a primeira cidade planejada do Brasil.
Aracaju cresceu às margens do Rio Sergipe no bairro antigo de Santo Antonio. Visitar o Centro Histórico, o Museu da Gente Sergipana, o Alto da Colina de Santo Antonio, o Museu Olimpio Gomes, a Igreja da Catedral, a Ponte do Imperador e os Mercados.
* Visita a duas importantes cidades históricas: São Cristóvão e Laranjeiras.
São Cristovão foi a primeira capital do Estado de Sergipe com arquitetura barroca datada dos séculos XVII e XVIII, visita ao Conjunto do Carmo (onde viveu Irmã Dulce), ao Museu Histórico, ao Museu de Arte Sacra e à Praça São Francisco, reconhecida Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Laranjeiras, colonização jesuítica, importante Porto de escoamento de mercadorias no Brasil colônia a margem do Vale do Continguiba. Visita ao conjunto arquitetônico da cidade também datada dos séculos XVII e XVIII, à Casa do Folclore, e ao Museu Afro-Brasileiro.
* Canindé do São Francisco no sertão sergipano, divisa com Bahia e Alagoas.
Aproximadamente 3 horas e meia de viagem partindo de Aracaju. Lá encontra-se o Cânion do Xingó, uma das maiores riquezas do Brasil. A bordo de um catamarã, navegar por entre as rochas dessa gigantesca muralha encravada no meio do Alto Sertão de Sergipe com seus vales grandiosos, formando um Canyon de até 50 metros de altura.
Xingó, o quinto cânion navegável em todo mundo, com suas águas verdejantes do Rio.
* Museu de Arqueologia do Xingó.
Fonte: Carona Cultural