Ser Honesto é Melhor que ser Esperto

26/07/2023
| Colunista: , Roque Z
|
Assunto: , Advocacia, Comportamento, Leis

O esperto sempre justifica sua conduta reprovável com a velha e desonesta expressão popular: Achado não é Roubado

RoqueZ20230726Você sabia que achar objeto perdido ou esquecido e não devolver ao seu legítimo dono é CRIME?

Assim, ao encontrar um bem que não lhe pertence, tente devolver imediatamente ao seu dono, e não o encontrando você ainda terá até 15 dias para entregar a uma autoridade. Esse é o comportamento moral e ético a ser vivenciado em sociedade

Exemplo 01
Se seu filho chega em casa com qualquer objeto que não lhe pertence e nem tem condições de comprar, procure saber sua origem, pois do contrário, essa missão e complacência servirá como estímulo ao perigoso desvio de conduta para o libertino caminho da criminalidade.

Exemplo 02
Terminada a sessão do filme, o funcionário do cinema encontra um belo e sofisticado celular perdido nas poltronas da sala de exibição. Sem nada comunicar à gerência, leva o aparelho para casa e vende para seu tio.

Esse funcionário acaba de praticar crime imprevisto no Código Penal, artigo 169, classificado como crime de apropriação indébita de bem alheio, ou seja, pensa equivocadamente que o bem achado não é roubado, e acaba sendo condenado a pena de detenção que vai de um mês a um ano.

O tio que comprou o celular por valor inferior, sabendo da origem ilícita do aparelho, ao ser flagrado com o celular. também acaba sendo condenado pelo Crime de Recepção, que o Código Penal também pune com a pena que varia entre 2 a 5 anos de reclusão e multa.

Lembrem-se
Vale muito mais a pena ser honesto, conduta esta que não é imposta, nasce no berço e permite ao ser humano desfrutar de uma vida livre e independente. Ao encontrar um objeto, procure seu dono ou uma autoridade, pois esse bem não lhe pertence e seu caráter não se equipara ao preço vil dessa apropriação indevida, conduta reprovável que o transformará em vítima de sua própria consciência

+Roque Z
+Advocacia

Voltar Próximo artigo