O Centro Auditivo Otosim é a única empresa de Jacarepaguá que oferece
tecnologia de ponta, profissionais gabaritados e equipe especializada
A microempresa, inaugurada em 2008, é um negócio familiar
“Meu pai é o sócio fundador e diretor financeiro. Ele é engenheiro e montou a empresa. Como sócios ficamos eu, ele, minha mãe e minha irmã – Renata Machado. Nosso propósito é resgatar a audição, qualidade de vida e integração social. Fazemos questão de valorizar o ser humano, na medida em que tratamos a deficiência auditiva com olhar humanista, focando no restabelecimento do sentido da audição”, destaca Aline Machado Gomes, fonoaudióloga e Diretora da empresa.
A perda auditiva é um problema sério no país. Segundo dados do IBGE, cerca de 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.
Outro dado importante, também do IBGE, aponta o Rio de Janeiro como a capital, proporcionalmente falando, com o maior número de idosos e o bairro de Jacarepaguá aparece em terceiro lugar, perdendo apenas para o Méier e Madureira. Além disso, sabe-se que boa parte das pessoas com mais de 60 anos tem também alguma deficiência.
Para atender esse público foi criado o Centro Auditivo Otosim. Já referência no mercado de próteses auditivas, faz a seleção do uso do aparelho, a adaptação, a manutenção das próteses e presta a assistência necessária aos pacientes.
“Nós somos a única empresa do segmento na Freguesia e em Jacarepaguá presente no mercado há mais de nove anos. Muitas empresas e indústrias fazem parcerias conosco. Fazemos contato com os pacientes que precisam ser reinseridos no mercado de trabalho e com as empresas que precisam desse tipo de funcionário”, explica a fonoaudióloga.
Exercer responsabilidade socioambiental no que diz respeito à inclusão também está entre uma das preocupações do centro auditivo. Além de minimizar os danos causados pela perda auditiva e restabelecer o sentido da audição, o Centro Auditivo Otosim ajuda a melhorar a comunicação, interação e socialização do paciente. No que se refere à responsabilidade social, atua na doação de aparelhos auditivos para colaboradores de empresas parceiras.
Quanto ao uso do aparelho, a fonoaudióloga esclarece: “eles não restauram a audição perdida, porém podem melhorar significativamente o entendimento de fala e amplificar sons de perigo e alerta. Os que usamos em nossos pacientes possuem tecnologia inteiramente digital, o que facilita no processo de adaptação”.
CENTRO AUDITIVO OTOSIM
Estrada dos Três Rios, 90 – Sala 222 – Passarela da Freguesia
Nota da Redação
Em 2018, o Centro Auditivo Otosim deu início a um programa de expansão abrindo filiais em Madureira e Tijuca.
No mesmo ano adotou uma nova identidade visual e ampliou o portfólio de serviços e produtos oferecidos pela empresa.
Agora a Otosim é SONIX – Aparelhos Auditivos.