Saúde Auditiva do Adulto

03/08/2023
| Colunista: , Aline Machado
|
Assunto: , Audição, Medicina, Saúde

Audição e Equilíbrio

AlineMachado20230803Quais são as causas da perda auditiva no adulto?
A perda auditiva pode ter várias causas que vão desde acúmulo de cera até tumores que lesam o ouvido. Dentre as mais comuns pode citar o envelhecimento, a exposição a ruídos de forte intensidade, traumas, uso de medicações que causam perda auditiva e doenças como infecções de ouvido e meningite, entre outras.

Quais os principais sintomas da perda auditiva no adulto?
A pessoa com perda auditiva geralmente: não atende quando chamada; tem dificuldade para localizar sons; tem dificuldade para compreensão da fala e constantemente pede para repetir o que lhe dito (Hã? Como? Hein?); sente incômodo com sons mais altos; não se assusta com sons fortes; aumenta o volume da televisão ou rádio; se isola das situações sociais que necessita se comunicar.

O que fazer com suspeitar de uma perda auditiva no adulto?
Realizar avaliação audiológica: audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria por um fonoaudiólogo ou médico. A imitanciometria, também conhecida por impedanciometria, é um exame complementar à audiometria para avaliação da audição. É um procedimento fácil, de rápida execução e que auxilia os resultados apresentados ao final do diagnóstico médico.

O indivíduo exposto a sons fortes pode ter perda auditiva?
Sim, o som alto seja ele no ambiente de trabalho, nos fones de ouvido ou em ambientes de lazer como shows pode ser prejudicial se a exposição for frequente e por período prolongado.

Como posso proteger minha audição?
Não utilize fone de ouvido com volume elevado; no caso do trabalhadores expostos a sons intensos, usar equipamento de proteção auditiva (protetor auricular); não introduza objetos como hastes flexíveis, palitos, grampos e outros; não pingue medicações ou produtos no ouvido a não ser com prescrição médica.

Existe uma relação entre a audição e o equilíbrio?
Sim, são dois órgãos distintos que compõem um órgão maior, denominado sistema auditivo, sendo um responsável pela audição e outro responsável pelo equilíbrio.

Quais as causas da tontura?
A tontura, vertigem ou desequilíbrio podem ter várias causas que vão desde a queda da pressão arterial até tumores que afetam o labirinto. Dentre as causas mais comuns pode-se citar a enxaqueca, infecções de ouvido, hipoglicemia, efeito colateral de medicações e doenças do labirinto, entre outros.

A tontura tem cura?
A cura da tontura está relacionada à sua causa, ou seja, uma vez tratada a doença causadora da tortura, o sintoma desaparece. Caso a tontura persista é indicada a reabilitação do equilíbrio corporal a qual é realizada pelo fonoaudiólogo.

O que é zumbido?
O zumbido é um som percebido nos ouvidos ou os zumbido ou na cabeça não relacionado com uma fonte externa. Estima-se que de 15 a 20% da população percebe algum tipo de zumbido. Em geral apresenta-se como sintoma de um quadro clínico, mas pode não apresentar causa conhecida. A partir do momento que o zumbido passa a atrapalhar as atividades do indivíduo, inclusive sua qualidade de vida, deve-se procurar o auxílio do fonoaudiólogo e do médico.

Teste – Responda com Verdadeiro ou Falso
1. O envelhecimento, a exposição a sons de forte intensidade e algumas infecções são causas da perda auditiva.
2. A pessoa com perda auditiva pode sentir desconforto com sons mais fortes.
3. Em relação à proteção da audição, o uso de equipamentos de proteção individual por indivíduos expostos a som forte não é indicado e o uso de hastes flexíveis para limpeza de ouvido é indicado.
4. Para avaliação da audição são necessária audiometria total, audiometria vocal e imitanciometria, exames executados pelo fonoaudiólogo e médico.
5. Não existe tratamento para o zumbido e parar a tonteira tontura.
Respostas no final do artigo.

Caso precise usar um aparelho auditivo, entre em contato conosco e agende uma consulta, nossas fonoaudiólogas são preparadas para tirar dúvidas e achar uma solução junto com você.

As consultas no centro auditivo não são cobradas. Aqui você irá realizar um orçamento de aparelho e selecionar um aparelho que melhor se adapte na sua perda e no seu perfil. Após a compra do aparelho as sessões de ajuste e manutenção do aparelho auditivo também não são cobradas.

+Aline Machado
+Audição
Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia
Foto: Valeria Lo Iacono from Pixabay
Respostas: 1V, 2V, 3F, 4V e 5F

Voltar Próximo artigo