São José do Vale do Rio Preto: Refúgio acolhedor

25/10/2019 |
Assunto: , História, Turismo

São José do Vale do Rio Preto é um município da região serrana do Estado do Rio de Janeiro, tendo apenas trinta e um anos de emancipação

Com uma população pequena de aproximadamente vinte mil habitantes e constituída por descendentes de antigas famílias mineiras e imigrantes italianos. Devido ao passado histórico cultural do município que relata que os primeiros povoados eram advindos pelas famílias mineiras que por ali passavam em busca de novas terras para agricultura, por conseguinte se firmaram as primeiras plantações de café que impulsionaram a economia local, porém com o passar dos anos a exploração realizada de maneira ininterrupta e sem nenhum sistema de reposição do solo, até mesmo pela escassez de instrução da época, acarretou no esgotamento da gleba suscitando no declínio da economia do município, que só voltou a prosperar anos depois através da avicultura, promovendo desenvolvimento e ascensão para a região em suas movimentações financeiras até resultar na atividade econômica atual.

Agora que se transitou pelo passado de São José, conhecendo um pouco do seu legado e essência, sintetizando sua trajetória que é o alicerce para que se encontre o município com o formato que se cumpre hoje, caminhando em direção à atualidade, se capta outro viés da antiga localidade. Atualmente, o município é o maior produtor hortifrutigranjeiro do estado do Rio de Janeiro sendo sua economia totalmente baseada nessas atividades, destacando-se pela produção de chuchu, caqui e maracujá, além das flores, havendo também presença de muitas hortas orgânicas que prezam pela qualidade do produto e da saúde dos consumidores, abolindo o uso de agrotóxicos em suas plantações; cabe ressaltar que tais hortas são costumeiras na localidade havendo inclusive intento de responsabilidade e consciência social por parte dos habitantes e produtores, com propósito de disseminar essa prática em territórios vizinhos para que funcione como uma reação em cadeia, visando atingir mais adeptos dessa aplicação com nobre juízo de preservar o mundo em sua totalidade.

CreciRJ20191025Igreja

São José do Vale do Rio Preto é tido como um refúgio acolhedor, uma localidade rodeada de paisagens naturais e sem o estresse da cidade grande, um destino certeiro para quem deseja fugir da rotina agitada e encontrar um pouco de paz, caminhar por entre uma extensão verde de visual penetrante e com uma atmosfera mais pura e tranquilizante, muitas vezes com o objetivo de recomposição pessoal ou somente para admirar e se deleitar, contemplando a natureza em sua forma mais autêntica.

Acentuando mais ainda a riqueza histórica local, não se pode deixar de abordar o Sítio de Tom Jobim, situado no bairro Poço Fundo onde a música Águas de Março foi produzida pelo saudoso e talentoso Tom nos caminhos da cidade vale-riopretana.

CreciRJ20191025Fazenda

Referindo-se aos patrimônios territoriais, é imprescindível tratar da Fazenda Belém, que foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac e guarda em seu núcleo um acervo documental de avaliação de 104 escravos que trabalhavam na lavoura de café. Nos limites de sua propriedade se encontra uma usina de açúcar e com o antigo beneficiamento de café. Outro patrimônio é a Igreja Matriz de São José que reflete a importância da religião na época, através dela eram feitos registros de nascimento, casamento, óbitos e escrituras de terras, além da realização da escolha de juízes de paz e vereadores e registros de testamentos. Cabe citar também a Praça João Werneck conhecida como Praça da Igreja, localizada em frente à Praça da Matriz, sendo o ponto de encontro para conversas e lazer em geral entre os jovens e também palco das mais diversas apresentações culturais. O ponto alto para quem verdadeiramente valoriza o contato com a natureza e toda beleza exuberante que ela tem a oferecer, não pode deixar de conhecer a Pedra das Flores, muito utilizado para trilhas e acampamentos contendo um conjunto de cachoeiras e poços. É realmente um monumento natural trazendo uma vista privilegiada do município e seus vizinhos, podendo ser conferido do ponto alto dos cumes, além do céu por um prisma deslumbrante.

Em se tratando de atividades e lazer, os esportes mais praticados e procurados pelos viajantes e habitantes são o montanhismo e o rafting, que devido às características do relevo local, apresentam qualidades que favorecem a prática de todos os tipos de eco esporte de aventura, sendo esse outro grande atrativo de turistas para a região.

Fonte: Stand Edição 46 – Revista do Creci-RJ

Voltar Próximo artigo