REGIÃO SERRANA: PROTAGONISMO NO ESTADO

03/09/2021 |
Assunto: , Aluguel, Compra & Venda, Imóveis, Turismo

Confira os motivos que proporcionaram o boom de novos
moradores em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo

CreciRJ20210903
A pandemia do coronavírus impactou diretamente os aspectos sociais, profissionais e, sem dúvidas, as necessidades relacionadas às moradias. Nesse contexto, recentemente tem-se notado um aumento considerável no número de moradores da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, principalmente nos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Devido à pandemia, que ainda se alastra pelo país afora, muitos moradores dos grandes centros, como das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, vêm procurando residências na região. Com o objetivo de fugir da pandemia e do estilo de vida que as grandes metrópoles apresentam, a procura, tanto por compra quanto por aluguel, cresceu bastante na Serra desde o último ano, resultando em números bastante expressivos e que foram repercutidos pelos delegados do Creci-RJ.

Considerada uma região muito tradicional e bastante lembrada quando se fala em turismo e lazer, essa percepção tem mudado radicalmente e se tornado destaque também quando o assunto é residência fixa ou temporária. De acordo com pesquisa do Instituto Informa, a pandemia do coronavírus impulsionou em 42% a migração de moradores que antes residiam na região metropolitana do Rio e passaram a morar na Região Serrana. Entre os principais destinos estão Teresópolis, seguida por Petrópolis e Nova Friburgo, segundo o levantamento realizado em março.

Em contato com o delegado do Creci-RJ em Teresópolis, João Batista Nunes, buscamos entender os motivos que levaram o município a atrair o interesse de novos moradores, além da expectativa para os próximos meses na cidade:

– Houve um crescimento acentuado acredito que entre 45% e 50%. Entre os vários atrativos que o município tem, a qualidade de vida e segurança são as mais importantes. Pela proximidade dos grandes centros, morar em Teresópolis e trabalhar em outras cidades se torna uma estratégia viável, quando o objetivo é a melhora do estilo de vida. Com certeza o desenvolvimento do município vai crescer, no sentido positivo, acompanhando outras áreas, como o comércio, gerando um número maior de empregos, mas também trará situações para serem resolvidas, como o trânsito na cidade. A tendência é cada vez mais aumentar essa migração nos próximos meses.

Já em Petrópolis, o delegado do Conselho no município, Jaime da Rocha, ressalta o atual panorama da cidade, dando destaque para a qualidade de vida e segurança como atrativos aos novos moradores:

– Na minha percepção, acredito que tenha crescido o número de negociações no mercado imobiliário e de novos moradores em, aproximadamente, 30%. Petrópolis foi considerada, por muito tempo, uma cidade turística, pelas belezas naturais e por ser uma cidade histórica, o que se mantém, mesmo passando a também ser lembrada como um ótimo lugar para se morar. Fora isso, a qualidade de vida e a segurança relativamente melhor quando comparada aos grandes centros, além da facilidade no acesso à capital do estado. Registrou-se um aumento expressivo do número de imóveis negociados, tanto para locação quanto para venda, espera-se ter uma melhora também no número de empregos, aliado à retomada do comércio local, ainda em situação complicada devido à pandemia.

CreciRJ20210903Friburgo

Na cidade de Nova Friburgo, a delegada do Conselho, Fabíola Klein, explica que a expectativa é que o aumento do número de novos moradores impacte no desenvolvimento da cidade.

– Se juntar o número de imóveis vendidos com o número de imóveis alugados, possivelmente chega nos 25% de aumento. É um número relativamente alto para a cidade. Com certeza a tranquilidade é um ponto bem importante para atrair novos moradores. A oferta maior de casas quando comparada a oferta nos grandes centros também influencia, além da mobilidade, por ser uma cidade menor, fora a qualidade de vida e a facilidade de se locomover para a capital do estado. Todos os serviços deveriam melhorar no mesmo ritmo do número de moradores, porém, não acredito que venha a crescer junto.

ATRATIVOS DA REGIÃO SERRANA

Qualidade de Vida e maior sensação de segurança
Quando comparada com os grandes centros, a Região Serrana apresenta uma maior sensação de qualidade de vida e segurança o que tem despertado a atenção dos interessados.

Proximidade com a capital
A localização é um fator primordial na hora de buscar um imóvel. Atrelado à segurança e a qualidade de vida, representa um enorme diferencial para quem está buscando imóvel.

Imóveis adequados para home office e home schooling
A adoção do home office e do home schooling e a intensificação da pandemia tem proporcionado a busca por imóveis mais amplos.

Fonte: Stand Edição 53 – Revista do Creci-RJ
+Creci-RJ

Voltar Próximo artigo