Queda de Cabelo por estresse

23/05/2023
| Colunista: , ecovita FARMA
|
Assunto: , Saúde

O estresse de longo prazo, ou crônico, coloca as pessoas em risco de desenvolver uma variedade de problemas de saúde

ecovitaFarma20230523Isso pode incluir depressão e ansiedade, bem como problemas de digestão e sono. O estresse crônico também tem sido associado à queda de cabelo.
O número de folículos pilosos (onde cresce o pelo) é fixo, não há formação de novos no adulto. É estimado em torno de 100 a 150 mil fios no couro cabeludo, não havendo diferença quanto ao sexo e à raça. O pelo cresce em média 0,3 mm ao dia e cerca de 10 cm por ano, podendo variar dependendo das características pessoais.

ecovitaFarma20230523F01O crescimento do cabelo envolve três estágios. No crescimento (anágeno), os fios de cabelo penetram na pele. Na degeneração (catágeno), o cabelo para de crescer e o folículo na base do fio encolhe. Em repouso (telógeno), o cabelo cai e o processo pode começar novamente.
Um estudo desenvolvido na Universidade de Harvard e publicado na Nature em 4 de março de 2021 que relacionava mecanismos subjacentes que ligam o estresse à queda de cabelo, os cientistas perceberam que com o aumento dos níveis de corticosterona ( hormônio relacionado ao estresse) há a redução do crescimento dos fios. Os folículos capilares permaneceram em uma fase prolongada de repouso. A redução do crescimento e o repouso prolongado apoiaram o papel da corticosterona na inibição do crescimento do cabelo.

Tipos de queda de cabelo relacionada ao estresse
Nem toda queda de cabelo é causada por estresse. Existem três tipos de queda de cabelo que podem ser associados a altos níveis de estresse: Eflúvio telógeno, Alopecia areata e Tricotilomania.

Eflúvio telógeno
Manifesta-se por perda difusa de cabelos devido a algum estímulo que altere o ciclo capilar, provocando a aceleração da fase anágena para telógena (telogenização). Esse fenômeno modifica a proporção de fios entre essas duas fases, levando a perdas significativas em intervalos de tempo relativamente curtos, causando grande desconforto estético ao paciente.
A queda de cabelo que ocorre com o eflúvio telógeno é totalmente reversível.

Alopecia areata
Alopecia areata (AA) ocorre devido a um processo inflamatório na raiz do cabelo, de etiologia desconhecida, provavelmente multifatorial com evidentes componentes autoimunes e genéticos. Alguns fatores emocionais, como estresse e processos de luto, podem desencadear a alopecia areata ou agravar a condição.

Tricotilomania
A tricotilomania também é conhecida como transtorno de puxar os cabelos. Envolve o desejo de arrancar o cabelo do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. É considerado um distúrbio de controle de impulso.
A tricotilomania se desenvolve com mais frequência em pré-adolescentes e pode durar a vida toda. Embora não esteja claro o que causa a tricotilomania, a pesquisa sugere que pode ser genético.

Como você pode tratar a queda de cabelo?

Dieta e nutrição
Comer uma dieta equilibrada e nutritiva com alimentos integrais é necessário para a saúde do seu corpo e do seu cabelo.
Carências nutricionais estão entre os fatores mais relevantes na queda por eflúvio telógeno, como a deficiência proteica, de ferro, zinco e biotina, que são elementos importantes na síntese e na qualidade da fibra capilar.
Uma boa nutrição alimentar e a suplementação nutricional vão ajudar no equilíbrio do corpo e reduzir a queda.

Hidratação
Manter-se devidamente hidratado também é essencial para uma boa saúde geral. Cada célula do seu corpo depende da água para funcionar corretamente.

Gerenciamento de estresse
Aprender como gerenciar seus níveis de estresse pode ajudá-lo a reduzir o risco de queda de cabelo. Claro, isso geralmente é mais fácil dizer do que fazer, mas mantendo sua mente e corpo ativos com certeza é um grande passo para uma vida mais plena.

Ideias para reduzir o estresse
* Exercício: movimente-se sempre
* Hobbies: busque fazer coisas que te dê prazer e não se feche só ao trabalho ou preocupações do dia a dia
* Respiração e meditação

Tratamentos tópicos
Existem vários produtos que você pode usar topicamente no couro cabeludo para ajudar no tratamento da queda capilar, se for o caso, procure um dermatologista para o tratamento.

Tratamentos via oral
Dentre as opções, existem medicamentos e produtos naturais para apoiar o gerenciamento do estresse, assim como os suplementos nutricionais para reposição importante no organismo.

+ecovita FARMA
+Saúde

Voltar Próximo artigo