Qual a Importância do Abraço?

22/05/2019
| Colunista: , Lea Carvalho
|
Assunto: , Datas Comemorativas, Saúde

TemKilo20190522

O Dia do Abraço é comemorado anualmente em 22 de maio

O abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente, o abraço pressupõe alguma intimidade, mas algumas culturas são mais abraçadeiras do que outras.

Hoje o dia é de calor, de ternura e de afeto. Vamos demonstrar o amor que sentimos uns pelos outros. Não é hora de pensar nem hora de navegar por mares de ressentimento.

Hoje é o dia de entregar o melhor que temos, o melhor que somos, os nossos sonhos. Fale o quanto gosta de alguém, mas sem esquecer de abraçar esse alguém. Viva, sinta, abrace!

Além de ser um gesto de carinho, abraçar alguém promove relaxamento, nos livra do estresse e até queima calorias. Segundo cientistas, o maior efeito do abraço é a liberação do hormônio do amor, a oxitocina, superligado à afetividade, que vai mexer com muitas coisas, inclusive com o nosso metabolismo.

Veja como funciona o nosso corpo, reage ao abraço e seus benefícios. Ah, mas não adianta abraçar por abraçar. O hormônio só é liberado quando o abraço é sincero.

* Nos fazem sentir bem: O simples ato de um abraço não é apenas sentido em nossos braços. Quando abraçamos alguém, a ocitocina (também conhecido como hormônio do aconchego) é liberada, fazendo-nos sentir relaxado. Promove sentimentos de devoção, confiança e união.

* Pressão arterial mais baixa: Os hormônios que são liberados no corpo depois de um abraço não são apenas bons para sentimentos felizes, eles também podem ajudar a sua saúde física. Quando alguém te toca, a sensação na sua pele ativa os receptores de pressão que enviam sinais para uma área do cérebro que é responsável pela redução da pressão arterial.

* Podem aliviar nossos medos: Um estudo sobre os medos e auto-estima revelou que abraços reduzem significativamente a preocupação com a mortalidade. Os estudos descobriram que abraçar ajuda a acalmar os temores existenciais dos indivíduos.

* Abraçar pode ser bom para os nossos corações: Abraçar alguém pode aquecer seu coração, em um experimento os participantes que não tiveram qualquer contato com os seus parceiros desenvolveram um coração acelerado em comparação com os que abraçaram os seus parceiros.

* Adultos podem se beneficiar mais do abraço: Estudos têm mostrado que a solidão, que surgem particularmente com a idade, pode aumentar o estresse e têm efeitos nocivos à saúde. Ao abraçar alguém, imediatamente nos sentimos mais perto da pessoa, diminuindo sentimentos de solidão.

* São um calmante natural: Quando abraçamos, imediatamente reduzimos a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse. Abraços também fazem o nosso corpo liberar a tensão e enviar mensagens calmantes para o cérebro.

* Bebês que foram bastante abraçados são menos estressados quando adultos: Quer fazer algo para as gerações futuras? Abrace-os enquanto eles ainda são pequenos. Um estudo descobriu uma ligação entre toque e alívio de tensões, especialmente nas fases iniciais da vida.

Abrace quem você ama, quem você apenas conhece, quem você queria abraçar, mas tem vergonha. Hoje é o dia! Espalhe amor, espalhe abraços! O mundo está precisando!

A Equipe TemKilo se sente abraçada e abraça os moradores de Jacarepaguá, todos os dias

Voltar Próximo artigo