Primeiro carro do mundo pensado para as mulheres

02/03/2022
| Colunista: , Flavio Leal
|
Assunto: , Automóveis, Motos e Bicicletas, Datas Comemorativas, História, Mulher

Há 100 anos, André Citroën criou o 5CV

AutoCooler20220302

Apresentado no Salão Automóvel de Paris de 1922, há exatos 100 anos, a CITROËN lançou no mercado o CITROËN 5 CV. Ele se tornou o primeiro automóvel concebido para as mulheres, criado pelo próprio fundador da marca, André Citroën, quem o mundo considerava um grande visionário, pelas várias inovações realizadas.

Os carros criados até então não tinham direção hidráulica ou servo freio, eram pesados e seus motores exigiam que o motorista estivesse atento para regular manualmente diversos pontos, como a mistura de combustível e até a pressão no tanque de combustível. Isso significava que os carros eram destinados quase que exclusivamente ao público masculino, pois conduzi-los exigia muito esforço físico e, além disso, era uma tarefa que somente motoristas profissionais poderiam realizar. E naquela época os motoristas profissionais eram todos homens.

André Citroën sempre pensou em dar um passo além e enquanto outras marcas criavam carros caros e exclusivos para homens, ele criava carros para outros públicos: mais acessíveis e mais versáteis para jovens e mulheres que até então nunca tiveram a possibilidade de ter o seu próprio carro.

AutoCooler20220302Divulgacao

Inovadora também na comunicação, a campanha publicitária do CITROËN 5CV deu às mulheres um enorme destaque, mais até do que ao próprio carro. Seu objetivo era que elas se sentissem à vontade para dirigir e incentivadas a ter o modelo.

O CITROËN 5CV foi o primeiro carro popular produzido em grande escala na Europa e foi apresentado em cores muito vivas e alegres. Quase todas as primeiras unidades tinham sua carroceria pintadas na cor amarela com os para-lamas pintados de preto. Essa cor amarela, o seu tamanho e o formato da traseira do modelo fizeram com ele logo fosse conhecido como Petit Citron (Pequeno Limão em português, também brincando com o nome da marca).

Era um carro muito leve com um motor de 4 cilindros. Sua manutenção era muito simples, sua leveza e seus pneus estreitos tornavam muito mais suave sua condução e não era difícil usar os freios sem ter que ter pernas de atleta. Logo, o Petit Citron se tornou um sucesso entre o público feminino e uma pequena revolução social na época.

A marca Citroën

A Citroën é uma marca de destaque no mercado automobilístico mundial, e desde 1919 construiu sua popularidade e prestígio ao sempre buscar inspiração, principalmente, nas pessoas e em seus estilos de vida. A marca incorpora um espírito enfatizado por seu slogan “Inspired by you”, em livre tradução “Inspirada em você”, e materializado por carros que combinam um design único com conforto reconhecido. Entre os fabricantes generalistas, a Citroën também se distingue pela experiência única que oferece aos seus clientes. Em 2019, a empresa vendeu quase 1 milhão de veículos em mais de 90 países.

+Auto Cooler

Voltar Próximo artigo