Prestação de Contas do Condomínio

05/06/2021
| Colunista: , Geraldo Mercadante Simões
|
Assunto: , Condomínios, Síndicos

A prestação de contas do condomínio é uma tarefa obrigatória

GMS20210605

Um ponto primordial para que moradores sintam confiança no trabalho do síndico, seja ele síndico morador ou profissional, é a transparência na gestão.

A prestação de contas é um dos pontos mais importantes dessa transparência. É fundamental que cada morador consiga acompanhar para onde cada centavo está indo ou sendo investido.

A transparência na prestação de contas é um indício de que não há nada a esconder. Em outras palavras, é uma atitude positiva para todos.

Qual é o objetivo da prestação de contas?

A prestação de contas tem como objetivo mostrar toda a movimentação financeira do condomínio, deixando claro, quais são as receitas, os gastos e permitir o planejamento do próximo ano. O ideal é que a prestação de contas ocorra de maneira gradual, mês a mês, assim, além de demonstrar clareza na gestão, incentiva aos moradores a participarem da vivência diária do condomínio.

Apresentação do balancete no boleto

Uma excelente opção para ser transparente na prestação de contas do condomínio é apresentar, no boleto encaminhado aos condôminos mensalmente, o balancete. Ele mostra a verdadeira situação financeira do condomínio, ainda que os moradores não consigam compreender exatamente o demonstrativo. Em caso de dúvidas, o síndico deve incentivá-los a marcar um horário para que elas sejam sanadas.

Disponibilidade do síndico

Para que os moradores possam acompanhar as finanças mensalmente, é preciso ter acesso às pastas da prestação de contas do condomínio. Qualquer morador possui esse direito de solicitar ao síndico a documentação, mas isso não deve ser feito de qualquer forma.

A disponibilidade do síndico deve ser organizada. Ele deve definir quais os dias estará disponível para atendimento aos moradores ou pode realizar o atendimento por meio de algum canal específico, como email e canal de atendimento online no site do condomínio.

Esse limite deve ser estabelecido, porque é sempre importante lembrar que o síndico não fica à disposição do condomínio 24 horas. Assim como qualquer pessoa, tem uma vida pessoal para cuidar. Imagina chegar em sua unidade após o horário de atendimento e não ter tempo para descansar, diante das interrupções no interfone com solicitações diversas dos moradores.

Assembleia Geral Ordinária (AGO)

Lembrando que a prestação de contas do condomínio é realizada na Assembleia Geral Ordinária (AGO) e quem aprova ou reprova as contas são os condôminos presentes, com a maioria simples dos votos. Alguns itens que é preciso ficar atento:

* Apresentar comparativo com a evolução da previsão orçamentária com os valores realizados do exercício corrente. Explicar o motivo das principais diferenças;
* Apresentar evolução dos saldos da conta ordinária e fundo de reserva e os extratos bancários do último mês do exercício da prestação de contas para validar os saldos;
* Apresentar evolução e explicação dos valores referentes aos inadimplentes;
* Apresentar certidões negativas do INSS, FGTS e Receita Federal, do condomínio, da administradora e das empresas terceirizadas;
* Apresentar documentos obrigatórios do condomínio, tais como: AVCB, RIA dos Elevadores, Pará-raios, seguro do prédio e funcionários;
* Apresentar parecer do Conselho Fiscal com a recomendação ou reprovação das contas.

Leia também: Conflitos em Condomínios

Quer saber mais sobre condomínios? Entre em contato para uma conversa.

+GBS – Advocacia & Gestão Imobiliária

Voltar Próximo artigo