PREFEITURA DO RIO ATENDE 1.086 PESSOAS COM O PROGRAMA FAVELA COM DIGNIDADE EM MANGUINHOS

26/06/2021 |
Assunto: , Direitos Humanos, Gestão

Foram realizados 1086 atendimentos para cadastramento de empregos, capacitação de jovens, atendimento à mulher e inscrição no Cadastro Único, que inclui o Bolsa Família, entre outros

A quadra de futebol Society da Associação de Moradores de Manguinhos foi palco de uma ação inédita de inclusão e atendimento social, através do Programa Favela com Dignidade, durante todo o dia de hoje na favela de Manguinhos. Coordenados pela secretaria de Ação Comunitária, mais de 100 servidores ocuparam 25 tendas para levar seus principais serviços à população mais vulnerável. Até o meio dia foram realizados 1086 atendimentos, distribuídas 130 mudas e 250 quilos de alimentos.

O ponto alto do evento foi a apresentação dos Filhos do Samba, projeto do Morro do Cantagalo que atende a mais de 200 jovens de todas as comunidades. O coreógrafo Patrick Carvalho, coordenador do projeto, ressaltou o apoio da Prefeitura.

– É oferecendo oportunidades aos mais jovens que o Rio voltará a dar certo.

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Na ação, a Seac inaugurou o inédito projeto Recicla Comunidade, que transformará o lixo em dinheiro para aumentar a renda da população. Um contêiner foi instalado na Rua Samir, esquina com Estrada de Manguinhos, para explicar o projeto, receber produtos recicláveis e atender aos moradores.

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– A chegada do Favela Com Dignidade às comunidades cariocas vai mudar a vida das pessoas mais vulneráveis. Vamos mostrar que morador de favela não pode e não será invisível aos olhos do poder público e da sociedade.  A Prefeitura traz para dentro da comunidade seus principais serviços. Integração é a nossa linha de trabalho, afirmou a secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha. +Marli Peçanha

Cria de Manguinhos, Jerry Senna, 54 anos, considerou a entrada do programa Favela com Dignidade em Manguinhos muito importante para os moradores. “Estamos aqui recebendo orientações sem ter que sair de casa. A realidade é que, muita das vezes, não temos dinheiro da passagem. Quem sai ganhando com essa ação somos nós, é a comunidade”, disse.

Sueli Nascimento, 40 anos, também moradora de Manguinhos ressaltou que com uma ação integrada tudo fica mais fácil para moradores de comunidade. “Essa é uma oportunidade importante para a comunidade ter acesso aos serviços que às vezes não sabemos que existia”. Tamara Lourenço, 29 anos, participou das ações ao lado dos três filhos pequenos. Moradora do Tuiuti, em São Cristovão, soube da ação e veio até Manguinhos. “Agradeço a essa oportunidade. Isso é muito importante para Manguinhos e demais comunidades”, afirmou.

A secretária Marli Peçanha, agradeceu a presença dos secretários Anna Laura (Conservação); Sérgio Luiz Felippe (Trabalho e Renda), Joyce Trindade (Políticas e Promoção da Mulher) e Laura Carneiro (Assistência Social) e aos representantes das demais secretarias e órgãos públicos.

Confira os serviços prestados na ação

A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu 152 mudas e 250 quilos de alimentos produzidos pela horta de Manguinhos, a maior da América Latina.

A Secretaria de Trabalho e Renda cadastrou 288 moradores para vagas de emprego, auxilio na emissão de Carteira de Trabalho Digital e cursos de capacitação online em parceria com o Instituto Crescer.

A Secretaria de Esporte e Lazer realizou 60 atendimentos e orientações relacionados à atividades físicas.

A Comlurb, além da limpeza e capina, fez a manutenção do parquinho da Praça Juvenal Manguinhos, com raspagem e pintura dos equipamentos.

A Secretaria de Conservação pavimentou 350 metros quadrados, usando 24 toneladas de asfalto. Além disso, realizou ações de tapa-buraco e disponibilizou durante todo o sábado um caminhão Vac-All.

A Rio Luz trocou 38 lâmpadas, e implantou dois pontos de luz melhorando a iluminação local.

A Assistência Social realizou 170 atendimentos e inclusões de famílias em vulnerabilidade social no Cadastro Único do Governo Federal, que incluiu o Bolsa Família.

A Ordem Pública, além divulgar o projeto da Guarda Municipal Ronda Maria da Penha, realizou cinco atendimentos e orientou a mais de 20 donos de pequeno comércio como formalizar seus negócios.

A Secretaria de Saúde realizou 75 atendimentos, distribuiu preservativos masculinos e femininos, avaliou cartão de vacinas das crianças e orientou sobre a prevenção contra os riscos do tabagismo, tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis. Foram distribuídos 35 kits de escovação dentária para crianças.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência atendeu 20 pessoas, realizou cadastro para vagas de emprego e cursos para capacitação.

A Fundação Planetário promoveu oficinas para crianças através do livro Manual do Pequeno Astrônomo Mirim. Um astrônomo apresentou para a garotada a carta celeste do dia 26.

A Secretaria de Educação atendeu 120 pessoas para encaminhamento de matrículas nas escolas da rede, além de divulgar as ilhas de conexão da Educação, orientou estudantes para o uso do Aplicativo Rio Educa em casa e sobre o ensino remoto.

Já a Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher distribuiu material expositivo sobre as ações da pasta e fez 25 orientações jurídicas a mulheres sobre violência.

A Secretaria Municipal de Transportes atendeu 100 pessoas através da ouvidoria com registros de solicitações e reclamações da população. Também orientou a população sobre os serviços como: emissão de identificação de veículo de pessoas com deficiência; cartão do estacionamento para idosos e recurso de multas, entre outros.

A CET-Rio fez orientações sobre o uso de motocicletas e bicicletas e distribuirá material educativo.

A JUV-Rio – Secretaria da Juventude Carioca atendeu a 30 pessoas. Fez o pré-cadastro dos jovens para orientação profissional, distribuiu o estatuto da juventude, promoveu oficinas de colagem e fotografia.

A Secretaria de Governo colocou um carro com o serviço 1746 à disposição da população.

A Secretaria Especial de Cidadania e Procon atenderam 5 pessoas e entregaram 360 exemplares do Código do Consumidor.

A Secretaria de Habitação realizou 15 atendimentos para o cadastramento do Programa Casa Verde e Amarela

O IPLAN e a Subprefeitura da Zona Norte deram suporte ao evento.

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