FACEBOOK EM XEQUE?
Para o corretor de imóveis se destacar no mercado o planejamento estratégico é fundamental com o foco de estabelecer os objetivos que deverão ser alcançados no curto, médio e longo prazo, e desta forma detalhar as ações táticas necessárias para atingir os resultados esperados. Assim, as redes sociais têm fundamental relevância para auxiliar os profissionais na divulgação dos serviços e dos imóveis. Desde a popularização das redes sociais, elas vem sendo utilizadas como meio de propaganda para a grande maioria dos mercados, e no setor imobiliário não é diferente. Apesar de ainda contar com um grande número de usuários e tradicionalmente possuir destaque, neste artigo o intuito é debater se o Facebook começa a apresentar sinais de desuso, de estar ultrapassado perante outras ferramentas, através de dificuldades na propagação, alcance e engajamentos das publicações. E é papel do corretor de imóveis acompanhar essa evolução para lançar mão de todas as alternativas mais impactantes para estar sempre próximo do cliente.
Segundo Shirley Bolsoni, docente especializada em metodologias ativas e análise comportamental, o Facebook já teve sua importância, mas agora existem outras redes mais assertivas e que podem ajudar em um resultado mais satisfatório:
– O Facebook foi importante no passado, mas atualmente está obsoleto por conta de outras redes mais modernas e mais aplicáveis em termos comerciais que suprem a necessidade tanto do mercado imobiliário quanto outros ramos de atividade. E sim, é possível que esteja caindo em desuso.
Para os profissionais que ainda concentram a estratégia de atuação apenas no Facebook, a especialista recomenda a migração para outras plataformas:
– Sugiro a migração aos poucos para outras redes, como o Instagram, focar no comercial e investir tempo em públicos alvos, começando regionalmente e depois ampliar a rede. Ao contrário do que muitos pensam, a rede social não é um gasto, mas sim um investimento, que deve ser planejado financeiramente. No momento o Instagram é a melhor para investir, mas outras ferramentas são importantes como o LinkedIn, Whatsapp Business e o Twitter.
Mas para Stephanie Dornelles, gerente de marketing da Vitacon, o Facebook ainda está entre as redes mais utilizadas no mercado imobiliário, sendo importante abrir o leque para os outros destaques que precisam estar no radar do corretor:
– As mais usuais são Instagram, Facebook e Linkedin, com alto poder de engajamento e conversão. Essas redes são fundamentais estarem ativas para conversar com os clientes, uma aproximação que, em muitos casos, resulta em venda. Já Twitter e TikTok, são importantes mais pela presença digital do que tanto conversão em vendas. Essas redes costumam ter uma penetração mais baixa aqui no Brasil, especialmente para mercado imobiliário, em que a conversão e engajamento nessas redes costumam ser menores ainda do que o mercado de varejo de consumo.
Em 2020, nos três primeiros meses, o Instagram superou o Facebook em número de interações em pesquisa divulgada pela SocialBakers, fato que já tinha sido registrado também no último semestre de 2019. O volume de interações entre os usuários foi 16 vezes maior do que o Facebook. O levantamento considerou o comportamento dos 50 perfis corporativos mais conhecidos nas duas redes sociais em todo o mundo.
Com a pandemia, a diferença aumentou, mostrando que o público no Instagram já é quase 35% maior que o do Facebook. Mesmo assim, 62% das postagens dos perfis de marcas ainda são direcionadas para o Facebook, mesmo o número sendo menor do que na última pesquisa realizada (70%).
Em relação às funcionalidades práticas, Stephanie destaca a relevância do Instagram:
– Acredito que o Instagram está se mostrando uma excelente ferramenta, além do crescimento do Linkedin, principalmente com a possibilidade de segmentação e interação com target eventualmente mais assertivo. O Facebook tem mudado muito, hoje ele é uma ferramenta excelente como gerenciador de anúncio, um marketplace.
Independente da rede social adotada para difundir a divulgação profissional, um ponto de destaque é entender o que tem despertado a atenção dos clientes nesse tipo de mídia. Stephanie Dornelles revela detalhes importantes relacionados à atuação da Vitacon:
– Conteúdo relevante em primeiro lugar, imprescindível como posicionamento de marca também. E anúncio patrocinado para garantirmos conversão em leads. O digital tornou-se peça fundamental na estratégia da marca, tanto é que o tráfego orgânico do site da Vitacon registrou um aumento de 44% na quantidade de novos usuários em 2020. Além disso, a interação para compra online via chat e WhatsApp cresceu 15% entre março e novembro de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O que posso revelar é que 38% das nossas vendas tiveram origem via redes sociais, isso representa mais de 1/3 das vendas por esse canal. Vale ressaltar que a Vitacon aumentou em 58% as vendas online em 2020, quando comparado com 2019.
Sobre o Facebook e as demais redes sociais um passo importante é identificar onde o público-alvo está mais inserido, já que os esforços e investimentos poderão ser mais adequados àquela realidade e gerar melhores resultados. O Instagram tem se mostrado como a rede mais indicada para estimular o engajamento e o reconhecimento da marca. Por outro lado, o Facebook ainda aparece como opção para alcançar determinados nichos e atrair possíveis clientes através dos leads.
Fonte: Stand Edição 52 – Revista do Creci-RJ
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