Por sua saúde, pare já de usar secadores de mão em banheiros

16/04/2018 |
Assunto: , Saúde

Lavar as mãos depois de usar o banheiro é altamente indicado para evitar a proliferação de doenças, mas os secadores de mão a ar de banheiros públicos não são lá muito eficientes nesta tarefa.

Esse tipo de equipamento suga bactérias que estão circulando no ar do banheiro – jogados ali pelos minúsculos jatos de água da descarga – e os jogam diretamente na sua mão limpinha. A hipótese acaba de ser confirmada em um estudo publicado na revista Applied and Environmental Microbiology neste mês de abril.

Ciberia20180416

Os autores do estudo, liderados por pesquisadores da Universidade de Connecticut (EUA), descobriram que instalar filtros HEPA nas secadoras pode reduzir em quatro vezes o problema, mas locais como hospitais, clínicas médicas e laboratórios, que lidam com doenças infecciosas, devem oferecer a boa e velha toalha de papel.

Desde que o estudo foi realizado nos 36 banheiros dos laboratórios básicos da faculdade de medicina da Universidade de Connecticut, a instituição substituiu as secadoras por toalhas de papel.

Os resultados do estudo batem com outros estudos da mesma linha, que mostram que os secadores a ar lançam e espalham bactérias das mãos para as superfícies do banheiro e que também banham as mãos com germes que já estavam no banheiro.

Os pesquisadores especulam que uma das razões para que as máquinas dispersem tantas bactérias é que uma quantidade enorme de ar passa por elas.

Os pesquisadores concluíram que esses germes lançados eram originalmente do banheiro, e não do bico do secador. Isso foi deduzido porque pequenos ventiladores esterilizados foram colocados em diferentes partes do banheiro para imitar o funcionamento do secador, e os resultados foram semelhantes.

A boa notícia é que instalar filtros HEPA nos secadores reduziu a contagem de germes.

Fonte: Ciberia

Voltar Próximo artigo